DECEMBER 9, 2022


Donos de barbearia no Norte de Minas se unem para maior competitividade

Dezoito profissionais integram o grupo Norte Barber’s e são apoiados pelo Sebrae Minas no projeto sobre cultura da cooperação

Foto: Divulgação

Diversificação de serviços e inovação são algumas das estratégias utilizadas pelos donos de barbearia em Montes Claros, no Norte do estado, para atender uma clientela cada vez mais exigente. Em busca de maior competitividade no mercado, 18 profissionais do setor se uniram e formaram o grupo Norte Barber’s.

O responsável pela ideia foi o CEO da revendedora de produtos de beleza Bicho de Bigode, Gustavo Sathler, que percebeu as dificuldades enfrentadas pelos donos de pequenas barbearias e decidiu liderar um movimento para que os profissionais pudessem desenvolver a cultura da cooperação e melhorar os negócios.

No início de 2024, o grupo buscou apoio do Sebrae Minas para capacitações e conscientização sobre a importância da união dos empreendedores. “O Sebrae sugeriu trabalhar a cultura da cooperação, fato que mudou consideravelmente a mentalidade de todos. Esse apoio ainda está sendo fundamental para nos fortalecer e abrir novos horizontes profissionais e pessoais com mais motivação, principalmente porque temos vários integrantes que são pequenos empreendedores, com pouca experiência para gerir um negócio”, conta Satlher, que já conhecia o trabalho desenvolvido pelo Sebrae Minas no apoio ao associativismo.

A assistente do Sebrae Minas Izabella Campos acompanha o grupo no desenvolvimento da cultura da cooperação. “Inicialmente, percebemos que esses empreendedores dominavam a técnica, mas faltava conhecimento sobre gestão, sobretudo, a financeira. Elaboramos uma trilha de capacitações sobre finanças e marketing, além de consultorias individualizadas. Aplicamos também o curso de cultura da cooperação, que os incentivou a trabalhar em conjunto”, ressalta.

A evolução do grupo também é percebida na parte jurídica e de faturamento. Alguns se formalizaram e outros que eram microempreendedores individuais (MEI) migraram para microempresa (ME). Atualmente, já percebem que, ao realizarem compras em conjunto, todos ganham e fortalecem o setor.

Apoiado pelo Sebrae Minas, o grupo participou, no mês de outubro deste ano, em São Paulo, do Barber Week, maior evento de barbearias do mundo. Na oportunidade, visitaram a sede do Sebrae SP, onde receberam informações atualizadas sobre o setor da beleza. Também foi realizada uma visita técnica a uma grande barbearia da capital paulista, referência em modelo de gestão, com franquias no Brasil e no exterior.

As consultorias promovidas pelo Sebrae Minas terão continuidade em 2025. Um dos objetivos para o próximo ano é que o grupo passe a integrar a Central de Empresários da Beleza do Norte de Minas (CEB), uma iniciativa do Sebrae Minas, já consolidada há mais de três anos, para incentivar as micro e pequenas empresas do setor a trabalharem de forma conjunta.

União que gera resultados

Um dos integrantes do grupo é o empresário Matheus Gonçalves de Paula, da Barbearia Don Capeu. Iniciante no setor, ele conta que a iniciativa e o apoio do Sebrae deram fôlego aos participantes. “Está sendo maravilhoso, com melhorias nos negócios em todos os sentidos. Estamos aprendendo sobre gestão, atendimento, inovação e enxergando novas possibilidades. Trabalhamos no mesmo setor, mas, ao invés de concorrentes, ajudamos uns aos outros, com o objetivo comum de crescer e valorizar as barbearias” enfatiza.

O empreendedor Jairo Pereira, da Barbearia Morcego, também faz parte do grupo e destaca a importância de trabalhar a cultura da cooperação. “É nítido como todos nós melhoramos os negócios. Participar do grupo nos fortalece junto a outras instituições, aumenta nosso poder de compra e nos dá mais visibilidade. Os clientes percebem nossa evolução e isso aumenta a confiança no nosso potencial”, reforça.

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