Nesta terça-feira (26), em Brasília, aconteceu uma reunião entre autoridades do Ministério da Saúde e representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun). Em pauta estavam novidades que beneficiarão a população do Norte de Minas que é atendida pelo SAMU Macro Norte.
Participaram do encontro o presidente do Cisrun, Rômulo Carneiro, a diretora executiva, Zildete Souza, e a assessora jurídica, Roberta Soares, enquanto a ministra da Saúde, Nísia Lima, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, representaram o Governo Federal.
Durante o encontro, que ainda contou com a presença do deputado federal Paulo Guedes e de uma comitiva formada por prefeitos que compõem o Cisrun, foram anunciadas diversas ações que beneficiarão a população de cerca de 1,7 milhão de pessoas que está na área de cobertura do SAMU Macro Norte.
Os presentes ouviram os representantes do Governo Federal disseram ter ciência da importância do SAMU Macro Norte para a região, da qualidade do trabalho realizado e sobre a necessidade de investimento no serviço. Desta forma, foi solicitado, pelos representantes do Cisrun, um empenho para que possa haver a troca da frota do SAMU, uma vez que a última renovação dos veículos aconteceu no final de 2019.
Após acolher os pedidos da direção do Cisrun e dos prefeitos consorciados, a ministra afirmou que, nos próximos meses, haverá a atualização na frota de ambulâncias e que também haverá um investimento que possibilite a instalação de novas bases na área de atuação da instituição para a ampliação da cobertura do atendimento de urgência e emergência.
“Atualmente, o Cisrun conta com 60 ambulâncias nas nossas 45 bases descentralizadas implantadas no Norte de Minas. Como o serviço funciona 24 horas por dia, os veículos sofrem um desgaste maior devido às características da nossa região. As ambulâncias trafegam por vias não pavimentadas, enfrentam bancos de areia na seca e lama no período chuvoso, fazendo com que nossos veículos se deteriorem antes do tempo previsto”, disse o presidente do Cisrun, Rômulo Carneiro, sobre a importância da agilidade na renovação de frota de ambulâncias.
Compartilhe: