Acadêmicos dos sétimo e oitavo períodos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de outras instituições públicas participam, neste final de semana, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2024. As provas serão realizadas no próximo domingo (24/11), com a participação de 833 alunos da Unimontes, sendo 565 de Montes Claros.
As provas teóricas serão presenciais e aplicadas em todo o território brasileiro. No caso da Unimontes, as avaliações acontecerão nos campi de Montes Claros, Paracatu, Pirapora, Januária, Janaúba, Unaí, Espinosa, Almenara, São Francisco e Brasília de Minas. Os portões dos locais de prova terão abertura às 12h e serão fechados às 13h (horário de Brasília).
A edição 2024 avaliará licenciaturas das áreas de Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Computação; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras (Inglês); Letras (Português); Letras (Português e Espanhol); Letras (Português e Inglês); Matemática; Música; Pedagogia e Química.
O Enade é obrigatório para os alunos que estão concluindo o curso ou que atingiram um estágio avançado do mesmo. Estudantes em situação irregular em relação ao exame não podem retirar o diploma de conclusão do curso.
Além de medir o desempenho dos alunos em relação ao curso para o qual estão se formando, o exame pode influenciar na quantidade de recursos financeiros destinados às universidades. A professora Ivana Ferrante Rebello, Pró-reitora de Ensino da Unimontes, destaca a importância da participação dos acadêmicos não só para a conclusão de sua jornada na Universidade, mas para todos os demais que ainda cursam a graduação.
“Isso impacta no investimento nos programas de assistência estudantil, incremento nos restaurantes universitários e melhoria nas instalações físicas da universidade de modo geral”, explica.
Ivana Ferrante
Mudanças no Enade 2024
Uma grande novidade do Enade em 2024 é a inclusão da avaliação anual das habilidades práticas docentes adquiridas pelos estudantes durante os estágios supervisionados obrigatórios. Isso permitirá medir de forma mais eficaz o desenvolvimento das competências pedagógicas dos alunos, que são essenciais para sua atuação em sala de aula. Dessa forma, o Enade passará a refletir melhor a formação integral do futuro professor, levando em conta tanto a teoria, quanto a prática.
As mudanças no Enade fazem parte da reformulação proposta pelo Ministério da Educação (MEC) por meio das Portarias nº 610/2024 e nº 611/2024, publicadas em julho. Os documentos trouxeram alterações significativas no processo de avaliação dos cursos de licenciatura do país. As principais delas incluem a revisão das matrizes de referência, que são documentos que definem o que será avaliado no Enade.
As matrizes de referência estabelecem o perfil do aluno esperado ao final do curso, as competências (habilidades e conhecimentos) que o estudante deve ter desenvolvido e os conteúdos específicos que serão cobrados no exame. Outro ponto importante é que as avaliações terão dois componentes principais: um de formação geral docente, composto por 27 questões objetivas, que será comum a todas as licenciaturas, e um componente específico: 36 questões objetivas e uma discursiva, relacionado à área de atuação do estudante, como matemática, biologia, história, entre outras.
Objetivos das provas
Também há mudanças nos objetivos das provas, que terão como foco maior a avaliação das competências docentes, ao invés de priorizar apenas os conteúdos específicos de cada área de formação. “O novo modelo busca avaliar não só o conhecimento teórico dos futuros professores, mas também suas habilidades pedagógicas e práticas de ensino”, explica Ivana.
Quem pode fazer a Avaliação Prática?
São considerados habilitados para a avaliação da prática os estudantes dos cursos de licenciatura avaliados no Enade 2024 que estejam realizando ou começando a regência de classe na Educação Básica até julho de 2025. “Essas mudanças visam garantir que os cursos de licenciatura ofereçam uma formação mais alinhada às necessidades da educação básica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil”, destaca a Pró-reitora de ensino.
O que é o Enade?
O Enade é uma avaliação periódica, aplicada pelo MEC, para medir o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos programáticos de seus cursos de graduação. A principal função do exame é fornecer dados sobre a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior, influenciando a avaliação institucional e a nota dos cursos no Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O exame é composto por questões objetivas sobre a área específica de formação do estudante, além de questões que abordam aspectos gerais, como formação acadêmica e cidadania.
Serviços:
Data das provas: 24 de novembro de 2024
Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília)
Início das provas: 13h30 (horário de Brasília)
Confira sua inscrição aqui
Compartilhe: