Um pacto para fomentar o desenvolvimento e aproveitamento das oportunidades de investimento no turismo do Norte de Minas. É o que foi definido no encontro “Turismo no Norte de Minas – cooperação para o desenvolvimento e atração de investimentos”, realizado segunda-feira (21/10), no Hotel Dubai Suítes, em Montes Claros.
A reunião de trabalho foi promovida pelo Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais ( Adenor). Teve também o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), da Invest Minas e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e do Nordeste de Minas Gerais (Idene).
O evento contou com a presença da subsecretária de Cultura, Nathalia Larsen; do superintendente de Políticas de Turismo, Petterson Tonini, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). O secretário Leônidas Oliveira, titular da pasta, participou do encontro pelo sistema online, promovendo uma interação com os convidados.
Ele apresentou estratégias para desenvolver o setor e fomentar novos roteiros de turismo em Minas Gerais, chamando atenção para as potencialidades das diversas regiões mineiras, com destaque para o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Rio São Francisco. Leônidas Oliveira abordou o Plano Estadual de Turismo de Minas Gerais, o “Turismo Verde”, lançado recentemente.
O encontro também contou com a presença da assessora estratégica de Atração de Investimentos para o Turismo da Invest Minas, Anamélia Tagliaferri, que falou sobre as “Parcerias para atração de Investimentos em Turismo em Minas Gerais. Ela enfatizou as estratégias que os municípios que devem adotar para atrair empreendimentos do setor turístico, como a concessão de incentivos para os investidores.
Foram reunidas lideranças e representantes de entidades empenhadas no desenvolvimento e na exploração econômica dos atrativos turísticos da região, incluindo presidentes e gestores dos roteiros turísticos, dirigentes e secretários municipais de turismo, agentes municipais de desenvolvimento, instituições financeiras, universidades e atores privados, bem como pessoas que trabalham com o turismo. Participaram ainda representantes de órgãos de fomento como o Sebrae Minas e o Banco do Nordeste, além do Sesc e do Senac.
Dentro do pacto firmado entre as entidades e parceiros, em entendimento com o secretário Lêonidas de Oliveira, foi definido como próximo passo a realização de um workshop para definir as ações para o desenvolvimento e aproveitamento das potencialidades do turismo no Norte de Minas. O novo encontro foi marcado para o dia 9 de dezembro, em Montes Claros, devendo contar com a presença de um representante do Ministério do Turismo.
“O workshop tem como objetivo fomentar uma governança integrada entre os atores que promovem e apoiam o turismo na região, além de desenhar uma estratégia exitosa que transforme o Norte de Minas em um destino turístico de referência, a ser implementada com o apoio de parceiros como a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo e o Ministério do Turismo”, afirma o presidente do Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau, Italo Mendes, que também é secretário municipal de Turismo de Grão Mogol.
Ele ressalta a importância do apoio do Governo do Estado ao projeto de desenvolvimento do turismo no Norte de Minas, envolvendo a Secult, a Invest Minas e o Idene. Destaca também o compromisso das entidades e dos agentes regionais com a proposta.
“O Norte de Minas é uma região com reconhecido potencial turístico, até então, pouco explorado, apesar dos avanços recentes”, afirma Ítalo Mendes. Entre os atrativos e destinos turísticos da região, ele cita as paisagens da Cordilheira do Espinhaço e da histórica Grão Mogol, o conjunto de sítios arqueológicos do Parque Nacional do Peruaçu (entre os municípios de Januária e Itacarambi), as belezas do Rio São Francisco, a produção artesanal de cachaça de Salinas. Cita ainda outros atrativos como o Parque Estadual da Lapa Grande (Montes Claros) e os parques estaduais e cachoeiras da região da Serra Geral, nos municípios de Porteirinha, Serranópolis de Minas e Rio Pardo.
Compartilhe: