DECEMBER 9, 2022


Projeto “Fios de Vida” contribui para autoestima de mulheres em tratamento oncológico no HDG

As pessoas interessadas em doar devem saber que é preciso doar no mínimo, 20 centímetros de mechas, podendo ser naturais ou com químicas

Foto: Divulgação/HDG

Desde outubro de 2021, o Projeto “Fios de Vida”, lançado durante a campanha do Outubro Rosa, vem fazendo a diferença na vida de mulheres que enfrentam o câncer de mama.
A iniciativa, promovida pela Farmácia São Lucas, em Januária, visa arrecadar mechas de cabelo para a confecção de perucas, levando cuidado e autoestima às pacientes oncológicas do Hospital Dilson Godinho (HDG), referência no tratamento contra o câncer no Norte de Minas.
Este ano, em parceria com dois salões de beleza, a Farmácia São Lucas, irá promover a ação de corte de cabelos. As pessoas interessadas em doar devem saber que é preciso doar no mínimo, 20 centímetros de mechas, podendo ser naturais ou com químicas.
A ação no Instituto Marina Alves será na terça-feira, 22 de outubro, de 9h às 18h. Já no Espaço de Beleza Yara Janaína, os cortes serão feitos no dia 23, de 9h às 17h. O contato para agendar nos dois salões é: (38) 98816-6127.
Gesto transformador
Ao longo de três anos, mais de 200 mechas de cabelo já foram doadas ao HDG, que as repassaram à “Oficina do Cabelo – Peruca e Aplique”, empresa parceira responsável por confeccionar gratuitamente as perucas, que são emprestadas às pacientes em tratamento no HDG, por meio do projeto “Peruca Solidária”.
Para Hellen de Matos Soares Prates, supervisora do setor de medicamentos da Farmácia São Lucas, a ação é um gesto simples, mas transformador. “Sabemos que a perda do cabelo, um dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, impacta diretamente a autoestima das mulheres. Poder contribuir com esse processo de forma tão significativa, doando um pouco de esperança e beleza, é extremamente gratificante.”
A psicóloga hospitalar Carine de Araújo Montalvão, do HDG, ressalta a importância emocional desse suporte durante o tratamento. “O câncer mexe não só com a saúde física, mas também com o emocional das pacientes. A doação de perucas, fruto desse projeto tão especial, permite que elas mantenham a autoestima elevada e enfrentem o processo de forma mais positiva. É um gesto de cuidado e amor que reflete diretamente na qualidade de vida das nossas pacientes.”
O Hospital Dilson Godinho agradece às pessoas que se mobilizam para doações e à Farmácia São Lucas pela iniciativa que, mais do que doar cabelos, entrega dignidade e força a quem enfrenta o câncer.
Referência em tratamento oncológico
O Hospital Dilson Godinho é referência no tratamento oncológico na região macronorte e até o Sul da Bahia. A Instituição recebe doações de cabelo humano para confecção de perucas que são fornecidas a pacientes em tratamento oncológico e que vivenciam a perda de cabelo.
Pessoas interessadas em fazer a doação do cabelo já cortado devem agendar o horário da entrega pelo (38) 2211-5572. No Hospital Dilson Godinho, as entregas das mechas de cabelos já cortados devem ser feitas nas recepções da Quimioterapia ou Radioterapaia, ou para as assistentes sociais ou a psicóloga hospitalar.
É importante ressaltar que o que o tamanho mínimo dos cabelos a serem doados para que as perucas sejam confeccionadas é de 20 centímetros, podendo ser natural ou com químicas.
Serviço em Januária:
Agendamento dos cortes: (38) 98816-6127
• Instituto Marina Alves
Endereço: Rua Coronel Serrão, 460, centro. Januária.
• Espaço de Beleza Yara Janaína
Endereço: Rua 5, nº370, Levianópolis (Ao lado da Igreja Batista Sião). Januária.
Compartilhe: