Na próxima quarta-feira, dia 09 de outubro, Januária recebe o lançamento do documentário “Bené, Januária e o Rio”. Com direção de Dêniston Diamantino e produção de Silvia Villani, o filme retrata a história de Benedito Gonçalves de Oliveira, mais conhecido como Bené, um homem nascido em Januária, advogado, que se tornou um premiado atleta de saltos ornamentais no Rio de Janeiro, na década de 1960. O lançamento do filme será realizado no auditório da Superintendência Regional de Ensino (SRE), em Januária, a partir das 19h. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.
Bené ficou conhecido por atravessar o rio São Francisco a nado e fazer vários saltos do antigo cais da cidade, ou dos vapores que por ali ficavam atracados. Em 1955, aos 20 anos de idade, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se destacou como atleta do Fluminense, tempo em que conquistou vários títulos nacionais e representou o Brasil em competições internacionais de saltos ornamentais. “Eu inaugurei a plataforma do clube do Fluminense em 1959. Fui o primeiro saltador a pular oficialmente e a ganhar o título de campeão brasileiro nessa plataforma”, relembra, emocionado.
O filme documentário conta com ricas imagens históricas da década de 1960, nas cidades de Januária e do Rio de Janeiro. Com uma mensagem emocionante, a obra é um convite a refletir sobre a fé e a persistência para alcançar os sonhos e fazê-los acontecer. A produtora do filme, Silvia Villani, destaca que “a história inspiradora de Bené foi a grande motivação para a produção deste documentário. É um retrato da força de vontade e obstinação de um homem, barranqueiro do São Francisco, para realizar o seu sonho e, saindo da margem do rio querido, se transformar em um atleta vitorioso”, destaca.
O diretor Dêniston Diamantino ressalta que “não é apenas a história de um jovem que brincava no São Francisco, saltando do cais ou dos vapores atracados, mas um filme que retrata memórias e momentos envolventes, onde a fé, a coragem, a persistência e, acima de tudo o amor, se fazem sempre presentes e marcam a vida de Bené em toda a sua trajetória. Uma obra que promete emocionar o público.”
A filha de Bené, Ana Lúcia Castro de Oliveira, ressalta a sua emoção e felicidade em ver a trajetória do seu pai retratada em um documentário. “É a história de um homem que acreditou nos seus sonhos e fez acontecer. Saiu de Januária, na década de 60, e projetou o nome da cidade nacional e internacionalmente. Esse documentário irá eternizar essa história e sem dúvidas irá inspirar a juventude januarense a realizar cada um dos seus sonhos”, destaca.
O filme “Bené, Januária e o Rio” é uma obra realizada com incentivo da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, e viabilizada por meio da Prefeitura Municipal de Januária.
Lançamento do filme documentário “Bené, Januária e o Rio”
Dia 09 de outubro (quarta-feira), às 19h
Local: Auditório da Superintendência Regional de Ensino (SRE) – Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 130. Centro – Januária/MG
Entrada gratuita
Compartilhe: