Promover segurança alimentar e fortalecer a agricultura familiar estão entre os objetivos do “Vale Feira”, projeto criado pela Credinor em parceria com a Prefeitura Municipal de Lontra, que conquistou o 2º lugar no Prêmio ProsperaCoop na categoria Social. Esta premiação, promovida pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), destaca as melhores práticas de cooperativas no Brasil e valoriza iniciativas alinhadas aos princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.
Os ganhadores foram anunciados na noite desta quarta-feira, 07 de agosto, durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte (MG). A Credinor concorreu com um projeto de São Paulo, o “Circuito Comemorativo 40 Anos Credicitrus”, e um projeto de Rondônia que, com foco no trabalho realizado na comunidade indígena Mamaindê, no Vale do Guaporé, conquistou o primeiro lugar.
“Estamos extremamente satisfeitos com essa premiação. O reconhecimento do ‘Vale Feira’ no 15º Concred reforça o impacto positivo que ele tem gerado, pois é um projeto que apoia a agricultura familiar, promove a inclusão financeira dos feirantes que antes não eram bancarizados, e contribui para o desenvolvimento social ao gerar renda e oportunidades para as pessoas”, comenta o presidente do Sicoob Credinor, Dario Colares.
O projeto foi lançado na cidade em 2021 para atender 200 famílias em situação de vulnerabilidade social. Por meio de um benefício mensal de R$ 50,00 por família, destinado exclusivamente à compra de alimentos na feira da agricultura familiar, os beneficiários têm a oportunidade de melhorar a qualidade da alimentação, enquanto contribuem para a retenção de riquezas dentro do município.
Única instituição financeira presente em Lontra, a Credinor credenciou os feirantes para utilizarem as máquinas de cartão Sipag e receberem os pagamentos, que são efetuados por meio do cartão Coopcerto, além da doação das barracas para a feira. Após o sucesso do projeto, outras cidades da região, como Bocaiuva e Coração de Jesus, já aprovaram lei municipal para implementar a iniciativa, enquanto Itacambira e Capitão Enéas estudam a implementação do “Vale Feira”.
PROSPERACOP
Criado pela Confebras, o prêmio recebeu mais de 150 inscrições, que foram julgadas por um time de 22 especialistas voluntários. Para a final, foram selecionados 12 projetos, sendo três em cada uma das categorias: Meio Ambiente, Social, Governança e Finanças Sustentáveis.
Além do troféu, os vencedores apresentaram os projetos no Concred, onde puderam mostrar as iniciativas para os cerca de 4 mil participantes do evento. Os finalistas também receberam certificado de participação e os projetos ainda serão divulgados no site e redes sociais da Confebras, bem como no E-Book das Melhores Práticas Sustentáveis do Cooperativismo de Crédito Brasileiro.
Compartilhe: