DECEMBER 9, 2022

Concurso Cachaças Mineiras 2024 tem inscrições acima da expectativa

Competição inédita é organizada pela Emater

Foto: IMA / Divulgação

O Concurso Cachaças Mineiras 2024 – 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras teve número de inscrições acima das expectativas. Ao todo, 289 bebidas foram inscritas e agora os produtores têm até o dia 9/8 para enviar cópia dos documentos obrigatórios e as amostras concorrentes para o endereço em Belo Horizonte, indicado no regulamento do concurso. A competição é realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

 

Para julgar as amostras, foi escalado um time de 24 jurados já com experiência no setor e que também passaram por treinamento, realizado em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas (IFNMG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O julgamento vai ocorrer de 11 a 13/9, quando é comemorado o Dia Nacional da Cachaça. O processo de avaliação será no Mercado de Origem, em Belo Horizonte.

“Já na sua primeira edição podemos considerar o concurso um sucesso. Nós tínhamos a expectativa de 250 inscrições e atingimos um número bem superior, com participação de cachaças de todas as regiões do estado. Agora estamos aguardando a entrega das amostras para a realização da etapa de julgamento”, comenta o assessor técnico da Emater-MG, Lucas Rocha Carneiro.

O Concurso irá distribuir até 36 premiações. São 10 categorias, para as duas bebidas que estão sendo avaliadas: Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras. As categorias são: Cachaça de alambique, Cachaça de alambique armazenada, Cachaça de alambique envelhecida, Cachaça de alambique envelhecida – Premium, Cachaça de alambique envelhecida – Extrapremium, Aguardente de cana, Aguardente de cana armazenada, Aguardente de cana envelhecida, Aguardente de cana envelhecida – Premium, Aguardente de cana envelhecida – Extrapremium.

Em cada categoria haverá premiações aos primeiros, segundos e terceiros colocados, sendo que a nota de corte será de 70 pontos. Haverá ainda as seguintes premiações: Diamante, um por bebida, que será concedido a maior nota acima de 95 pontos; Agricultor Familiar, um por bebida, para as bebidas mais bem pontuadas entre as notas mais altas; e Troféu Mulher Alambiqueira, um por bebida, para as bebidas mais bem pontuadas entre as notas mais altas, conforme regulamento.

Embora muita gente confunda, Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana, as duas bebidas que serão avaliadas no concurso, são diferentes. A primeira é aquela produzida exclusivamente em alambique de cobre e obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar crua, com graduação alcoólica de 38% a 48%. Já a aguardente de cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% a 54%, obtida de destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar.

A cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso Cachaças Mineiras 2024 será no início de novembro, em data ainda a ser confirmada.

O regulamento do concurso está disponível neste link.

 

 

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Corpo de Bombeiros Militar Norte de Minas

Bombeiros resgatam 29 pessoas em ocorrências de alagamento e acidente no Norte de Minas

Norte de Minas Polícia Violência

PCMG conclui investigações sobre série de roubos violentos em Porteirinha

Alagamento Corpo de Bombeiros Militar Norte de Minas

Família ilhada por enchente em Francisco Sá mobiliza resgate aéreo do Corpo de Bombeiros