Produtores de Porteirinha, no Norte do estado, que fazem parte da Associação dos Produtores de Queijo da Serra Geral (Aproqueijo), estão entre os mineiros vencedores no Prêmio Queijo Brasil, promovido entre os dias 11 e 14 de julho, em Blumenau (SC). Eles conquistaram nove medalhas, sendo quatro de ouro e cinco de prata, entre os 1.542 queijos inscritos, de 20 estados e 260 cidades.
A produtora Rubnei Santos Gomes foi uma das premiadas, com duas medalhas: ouro na categoria queijo cozido de massa filada (tipo trança) e prata com o Queijo Minas Artesanal com maturação até 30 dias. Dona Rubi, como é conhecida, diz que é um reconhecimento pelo trabalho familiar, que envolve o marido e dois filhos. “É gratificante saber que estamos no caminho certo e que podemos desenvolver novos projetos”, afirma.
As outras três medalhas de ouro conquistadas pelos produtores de Porteirinha foram para: a Queijaria JC – massa filada e fresco; Queijaria 3J – massa filada e curado e Fazenda Guarazinho – manteiga de nata. Já o segundo lugar ficou com: Fazenda Guarazinho – manteiga de garrafa; Requeijão Dona Cida – leite cru; Fazenda Bom sucesso – massa não cozida com maturação até 30 dias; e Queijaria Dinda – massa filada e fresco.
Suporte que rende bons resultados
Os produtores de Porteirinha e de toda a Serra Geral contam com o apoio do Sebrae Minas por meio de cursos, capacitações e ações para acessar novos mercados. A entidade ainda viabiliza a participação nas principais feiras nacionais e internacionais.
“É uma satisfação ver os produtores voltando pra casa com tantas medalhas. Demonstra a força e a dedicação de cada um, e o resultado do suporte do Sebrae para o reconhecimento do trabalho e do produto fabricado na região”, destaca a analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo.
A lista com vencedores em todas as categorias pode ser conferida neste link.
Compartilhe: