A Copasa tem intensificado as ações para o combate a perdas de água nas redes de distribuição dos municípios de Januária e Itacarambi, no Norte de Minas. Neste mês, a companhia iniciou a operação do 4Fluid Móvel, aparelho de inteligência artificial especializado em trabalhos desse tipo.
A iniciativa quer melhorar a qualidade do fornecimento de água tratada ao garantir a pressão adequada nas redes e evitar a ocorrência de intermitências, visando assegurar a disponibilidade do recurso em quantidade suficiente para a população.
De acordo com o assistente administrativo André Sousa Rosa, responsável pela gestão de perdas, as coletas de pontos suspeitos de vazamentos não aparentes foram iniciadas em Itacarambi e Januária. “No prazo de seis meses de vigência do contrato, a previsão é a de que as pesquisas sejam realizadas em cerca de 70 mil ligações prediais, com expectativa de redução de perdas dos atuais 20,25% para 17%”, destacou.
4Fluid
Com investimentos de quase R$40 mil, foi iniciada neste mês a operação do 4Fluid Móvel, sistema de gestão e monitoramento de perdas na distribuição de água, capaz de realizar a identificação automática de vazamentos ocultos de água em redes e ramais da companhia.
Utilizando a inteligência artificial, o dispositivo funciona por meio de sensores conectados aos hidrômetros e cavaletes. A partir dos ruídos captados pelo equipamento e posterior análise dos sons obtidos, em poucos segundos é possível detectar a ocorrência de vazamentos nas tubulações.
Compartilhe: