No próximo dia 26 de novembro, será realizada em Montes Claros a corrida rústica “Eles com Elas de Azul”. Além de valorizar a prática esportiva saudável, a corrida tem como objetivo incentivar os homens a realizarem o exame preventivo contra o câncer de próstata, dentro do lema da campanha “novembro Azul”.
A iniciativa é da Associação dos Corredores de Rua de Montes Claros, com o apoio da Universidade Estadual de Montes Claros, do Hospital Universitário Clemente de Faria – HU – Unimontes e da Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Univerisitário – AVAU.
A competição também contará com a participação de mulheres. O objetivo é que as mulheres incentivem os homens a participarem da corrida e também a realizarem o exame preventivo contra o câncer de próstata.
A largada será dada às 8 horas, na Rua Primeiro Centenário, em frente ao Centro do Idoso do Hospital Universitário Clemente Faria, no mesmo local onde acontecerá a chegada.
A diretora de Enfermagem do HU- Unimontes, Suelen Santos Ferreira, ressalta a importância da corrida “Eles com Elas de Azul” e do objetivo da iniciativa. “O HU-Unimontes é parceiro deste evento junto da comissão organizadora e também da Associação das Voluntárias Amigas do Hospital com intuito de mobilizar os homens sobre a prevenção à saúde e ao câncer de próstata e também fazer uma alusão à importância da atividade física na prevenção de doenças”, afirma a diretora.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://tinyurl.com/ysnpz4w7
Saiba mais sobre a campanha Novembro Azul
Com a chegada do mês de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Universidade Estadual (Unimontes), chamam a atenção da população masculina para a campanha. De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Há uma incidência maior em idosos, cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, mas alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, e comprometer outros órgãos evoluindo à morte.
Em 2023, de acordo com estimativa feita pelo Inca, são esperados 7.970 novos casos de câncer de próstata, em Minas Gerais, com a taxa bruta de 74,85 casos novos por 100 mil homens.
Nos últimos quatro anos, mais de 5,8 mil homens morreram por conta do câncer de próstata, no estado. Em 2020, foram 1.594 óbitos, seguidos por 1.672 em 2021, 1.680 em 2022 e, em 2023, até julho, foram 892 óbitos.
Sintomas
Pelo alcance da doença, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
Além de incentivar o cuidado acerca do diagnóstico do câncer de próstata, a SES-MG atua para sensibilizar a população masculina, gestores e profissionais de saúde quanto ao autocuidado e cuidado integral, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade, que repercutem sobre as condições de saúde dessa população.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS), presentes em todos os municípios mineiros, são as portas de entradas e ordenadoras do cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS).
Exames e tratamento
O SUS oferece exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos e radiológicos, além de procedimentos cirúrgicos e tratamento em hospitais habilitados em oncologia.
Entre os exames estão: biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico.
De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento do câncer de próstata é feito por meio de uma ou várias abordagens, que podem ser combinadas ou não.
A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente.
Promoção à saúde
A SES-MG chama a atenção para uma visão integral sobre a saúde, estimulando o autocuidado e recomendando a mudança de hábitos para um estilo de vida mais saudável.
Homens e mulheres têm direito ao acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade, livre de qualquer forma de preconceito ou discriminação por meio do SUS.
A prevenção do câncer, de uma forma geral, engloba ações na rotina para reduzir os riscos de ter a doença, como a mudança de hábitos alimentares e o estilo de vida:
Evitar o fumo é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente o de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.
Ao fumar, são liberados no ambiente mais de 7 mil compostos e substâncias químicas que são inaladas por fumantes e não fumantes.
Também manter alimentação saudável, peso corporal adequado e praticar atividades físicas são formas de prevenção ao câncer.
Atenção
A vacina contra Hepatite B é importante meio de prevenção ao câncer de fígado O Ministério da Saúde disponibiliza nas UBS a vacina contra esse vírus para pessoas de todas as idades.
Compartilhe: