Januária recebe, na próxima quinta-feira (21/11), o lançamento do documentário “Vapores do São Francisco”. O filme, com direção de Dêniston Diamantino, é a segunda parte da trilogia “Navegantes do Velho Chico”, que teve, como primeiro episódio, o premiado filme “Remeiros do São Francisco”. O lançamento acontece no auditório da Superintendência Regional de Ensino (SRE), a partir das 19h, com entrada gratuita.
O documentário resgata a história das antigas embarcações que, por muito tempo, foram o principal meio de transporte que uniu o povo barranqueiro, navegando entre Pirapora/MG, até Juazeiro, na Bahia. Por meio de depoimentos, fotografias e ricos acervos históricos, o filme relembra os inesquecíveis vapores que transportavam toneladas de cargas e gente, sendo responsáveis pela integração cultural e econômica de todo o Vale Sanfranciscano.
O diretor, Dêniston Diamantino, enfatiza que o documentário é um convite a refletir sobre a nossa história e a importância da navegação no Rio São Francisco, que há muito tempo, deixou de existir. “A navegação no São Francisco foi muito intensa na primeira parte do século XX, quando o rio era o principal meio de transporte e de integração do povo barranqueiro. A chegada dos vapores era motivo de muita espera, de pessoas, correspondências e diversas mercadorias. Para muitos, os vapores também eram sinônimo de sonhos, de oportunidade de uma vida melhor”, destaca o diretor. “O filme promete emocionar o público, especialmente o povo januarense, que guarda grandes memórias dos vapores”, completa.
O documentário “Vapores do São Francisco” tem trilha sonora original desenvolvida pelo músico januarense Rodrigo Freitas, e tem como tema final a música “Saudade do Vapor”, composição de Vavá Cunha e gravação de Geraldo Azevedo. O filme foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e viabilizado por meio da Prefeitura Municipal de Januária.
Lançamento do documentário “Vapores do São Francisco”
Dia 21 de novembro (quinta-feira), às 19h
Local: Auditório da Superintendência Regional de Ensino (SRE) – Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 130. Centro – Januária/MG
Entrada gratuita
Compartilhe: