DECEMBER 9, 2022


Semana Global do Empreendedorismo foca na inclusão de diversos perfis de donos de negócios

Sebrae é embaixador da iniciativa no Brasil, que acontece entre 18 e 24 de novembro, e reforça seu compromisso em impulsionar os pequenos negócios.

Foto: Divulgação/Sebrae

Mais de 90 milhões de brasileiros estão envolvidos diretamente com o empreendedorismo. Na lista dos 15 principais desejos, “ter o próprio negócio” figura na terceira posição, atrás de “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria”. Esse resultado coloca o país entre os mais empreendedores do mundo, de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023. Em Minas Gerais, são mais de 2,1 milhões de pequenos negócios, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, segundo dados da Receita Federal.
Em toda a Regional Norte, são oferecidas oficina de gestão de Finanças, fotografia para redes sociais, palestras sobre Desenvolvimento pessoal (acredite em seu potencial), checkup finanças, consultoria de inovação tecnológica, entre outros.
 
A Semana Global do Empreendedorismo 2024 (SGE), maior evento mundial de mobilização do assunto, no qual o Sebrae é embaixador no Brasil, foi criada para promover o crescimento econômico e a inovação por meio do empreendedorismo, O tema da 17ª edição, que acontece entre 18 e 24 de novembro, é “Empreendedorismo é para todos” e objetiva acolher diversos perfis de donos de negócios, com suas necessidades e desafios, a exemplo de jovens, seniores, mulheres e rurais.
 
A SGE convida organizações a se envolverem cadastrando seus eventos, que serão realizados no mês de novembro no site da Global Entrepreneurship Week (GEW) para estender seu alcance a novos públicos, inspirar e fortalecer as conexões locais. “Participar da SGE é uma forma de destacar o nosso trabalho de apoio aos pequenos negócios, conectar e aprender com outras comunidades, e interligar potenciais empreendedores a recursos e capacitações”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
 
O Sebrae possui diversas soluções inovadoras a quem deseja abrir, diversificar ou ampliar um empreendimento. São vários programas, cursos, eventos e plataformas para auxiliar todos os tipos de empreendedores. Uma dessas plataformas é o Sebrae Play, que disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, estratégia e gestão, finanças, franquias, inovação e tecnologia, leis e impostos, liderança e pessoas, marketing digital, startups e vendas.
Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino
 
No dia 19 de novembro de 2014 foi instituído, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino para destacar e valorizar o papel das mulheres nos negócios.
 
Para incentivar, apoiar e fortalecer as proprietárias de pequenos negócios, o Sebrae Minas conta com o Sebrae Delas. A iniciativa tem o objetivo de fomentar e profissionalizar práticas empresariais e políticas públicas para valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres. O programa mescla os saberes e a força feminina direcionada aos negócios, atuando em quatro frentes: inteligência, sensibilização, articulação e formação de rede, e capacitação.
O Sebrae Delas é mais uma oportunidade para impulsionar ações empreendedoras femininas de sucesso e estender seu alcance por meio da SGE.
 
Sobre a SGE
O movimento começou em 2008 com o objetivo de inspirar jovens a deixar sua marca no mundo empreendedor. Atualmente, a Semana reúne empresários, investidores, formuladores de políticas, pesquisadores, organizações de apoio e outros que colaboram para promover o crescimento econômico e a inovação por meio do empreendedorismo.
A SGE já impactou mais 10 milhões de pessoas em todo o mundo, conta com 20 mil parceiros, mais de 40 mil atividades e envolve a participação de 200 países.
Para dar apoio e suporte ao movimento, a SGE disponibiliza um banco de ideias com mais de 100 sugestões para a organização de atividades criativas e inovadoras. Além disso, convida instituições a celebrar e capacitar empreendedores em diversos países e comunidades ao redor do mundo, cadastrando suas atividades no calendário global.
Compartilhe: