Buenópolis, no Norte do estado, vai sediar o 2º Fórum Municipal de Turismo, nesta sexta-feira (8/11) e sábado (9/11), no Parque de Exposições do Riachão. O objetivo é reunir empreendedores e profissionais que atuam no setor para discutir estratégias que possam fortalecer o segmento. O evento gratuito é resultado de uma parceria entre Sebrae Minas e a prefeitura. Os interessados em participar devem se inscrever no site Sympla.
Com o tema “O turismo é para todos”, o fórum contempla painéis e palestras com especialistas do setor e, ainda, a apresentação da marca coletiva do artesanato local. Na sexta-feira, será realizada uma visita técnica ao distrito de Curumataí, na zona rural de Buenópolis. O local é conhecido pelas cachoeiras e destino de turistas da região e de Belo Horizonte.
O analista do Sebrae Minas Pedro Viana destaca que a iniciativa é uma oportunidade para apresentar o potencial dos atrativos turísticos da região. “Será um momento para trocar ideias e reforçar aos participantes as belezas naturais e todo o trabalho que vem sendo desenvolvido para inserir o município na rota do turismo regional e estadual”, enfatiza.
O fórum é apoiado pelo Circuito Turístico Serra do Cabral, Sala Mineira do Empreendedor, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Rota do Cabral.
Parque Estadual da Serra do Cabral
Buenópolis está localizada a 150 Km de Montes Claros e a 280 Km de Belo Horizonte e tem população de 10,2 mil habitantes. A cidade fica na Serra do Cabral e integra o Parque Estadual que abriga nascentes com diversas cachoeiras e piscinas naturais de formações rochosas, veredas, matas e campos naturais. Outro destaque da região é o grande número de sítios destruídos pré-históricos com pinturas rupestres.
O município abriga outros atrativos turísticos, como o conjunto centenário moderno das igrejas de Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição, a Capela de São Sebastião, o Sobrado da Fazenda do Riachão e as casas e escritórios da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, que mostra o crescimento da cidade ao longo dos anos. Destaque também para as cachoeiras do distrito de Curumataí.