O Samba Prime, festival de samba e pagode, que acontece neste dia 21 de setembro, no Parque de Exposições, em Montes Claros, numa realização da Cia Promoções, Central dos Eventos, S4, Lamp Brasil e 4Fun, será, de forma inédita, o primeiro evento de grande porte carbono neutro no Norte de Minas Gerais e promete muito mais do que diversão –será um marco na promoção da sustentabilidade e inclusão social, com um impacto profundo na região.
Em um momento em que o planeta enfrenta os graves efeitos das mudanças climáticas, com comunidades sofrendo as consequências de desastres naturais agravados pela ação humana, o Samba Prime adota uma postura proativa. O evento será carbono neutro, implementando um rigoroso projeto de compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas durante sua realização.
A neutralização dessas emissões será feita por meio da aquisição de créditos de reciclagem, em parceria com a cooperativa de catadores de materiais recicláveis ECOGALPÃO, que também será responsável pela coleta seletiva dos resíduos gerados no evento. “Nosso objetivo é mostrar que é possível realizar grandes eventos de forma sustentável, contribuindo ativamente para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, afirma Tiago Rezende, diretor da Cia Promoções.
Além da neutralização de emissões na realização do evento há o comprometimento com a conscientização ambiental e a inclusão social.
Uma campanha educativa entre o público irá destacar a importância da reciclagem e da economia circular, destacando como as ações individuais no nosso dia a dia podem contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
A parceria com a cooperativa ECOGALPÃO reforça o compromisso com a inclusão social, ao garantir trabalho digno e renda para os catadores de materiais recicláveis, promovendo também o reconhecimento desses profissionais para a promoção da economia circular.
“Estamos dando um grande passo rumo à sustentabilidade no Norte de Minas”, afirma Pedro Bicalho Maia, engenheiro ambiental e idealizador do projeto. “O Samba Prime não será apenas neutro em carbono, mas também um catalisador de mudanças. Queremos que o público veja que é possível se divertir de forma responsável e que o impacto positivo deste evento ecoe no dia a dia da nossa cidade.”
O objetivo do projeto é criar um modelo replicável, que possa ser implementado em outros eventos futuros, fortalecendo a cultura de responsabilidade ambiental e social. “Estamos empenhados em mostrar que a sustentabilidade não é uma barreira para grandes produções, mas uma parte essencial delas”, completa Pedro.
Compartilhe: