Aprofundar o conhecimento sobre a região e avaliar o impacto dos projetos financiados pela parceria entre a Fundação Rabobank, o Sicoob Credinor e a Fundação Credinor. Esse foi o objetivo da visita realizada pelas representantes da Fundação do banco Rabobank, Angélica Rotondaro e Lygia de Salles.
Nos dias 13 e 14 de agosto, as representantes da instituição conheceram de perto o trabalho realizado pelo Núcleo do Pequi, uma rede composta por 17 cooperativas que atuam na coleta, processamento e comercialização de produtos originários do cerrado. A imersão na realidade local visou entender a operacionalização dos projetos e identificar novas oportunidades de colaboração e expansão.
“A possibilidade de desenvolver projetos em conjunto com o Sicoob Credinor e focar nos ativos do cerrado, envolvendo as comunidades locais, é extremamente gratificante. A capilaridade dos projetos e a presença de uma central do pequi que atua como intermediária são fundamentais para alcançar mais cooperativas e expandir os impactos positivos na região”, pontua Angélica, que é Consultora da Fundação no Brasil.
O ponto alto da visita foi o reconhecimento das iniciativas financiadas pela parceria. As representantes visitaram a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores do Norte de Minas (Coopemapi), em Bocaiuva, onde puderam observar o impacto positivo dos investimentos realizados. A Coopemapi, que recebeu 50 mil dólares em 2023, utilizou os recursos para expandir o viveiro de mudas para reflorestamento e para a reestruturação da agroindústria de barras de cereais, que é liderada por mulheres.
“Uma coisa é ver o projeto lá da Holanda, outra coisa é vivenciar e conhecer de perto. A semelhança entre o planejamento estratégico da Credinor e o da fundação é notável. Vemos um potencial enorme para realizar novos projetos e escalar aqueles que já estão em andamento. Estou muito satisfeita com o que vimos e ansiosa para construir soluções com a Credinor”, comenta Lygia, que atua na Fundação Rabobank como Gerente de Programas para a América Latina.
Outro local visitado foi o entreposto de mel, um importante centro de processamento abastecido por cerca de 300 apicultores da região. Com um investimento de 5 milhões de reais na estrutura, o entreposto se destaca pela qualidade e volume de produção, abastecendo mercados local, nacional e até internacional.
A colaboração da Credinor com o Rabofundation já mostrou resultados significativos, com a Coopemapi sendo o primeiro projeto financiado. O sucesso desse piloto reflete o alinhamento estratégico e a vontade mútua das instituições de impulsionar projetos rurais sustentáveis e de baixo impacto ambiental no Norte de Minas.
“Estamos muito satisfeitos com essa parceria com o Rabobank, uma instituição de grande prestígio internacional que representa nosso primeiro contato com um banco europeu. O sucesso do projeto piloto com a Coopemapi de Bocaiuva nos mostrou o potencial dessa colaboração e, com a visita das representantes do banco, visualizamos novas oportunidades em outras cidades. A parceria com o Rabobank abre portas para iniciativas em áreas sociais, ambientais e de produção, o que promove desenvolvimento para a região”, enfatiza o presidente do Sicoob Credinor, Dario Colares.
Compartilhe: