DECEMBER 9, 2022

Norte de Minas recebe 40 profissionais do Programa Mais Médicos

Montes Claros sedia nesta quinta-feira, 11, encontro de acolhimento de 40 médicos intercambistas que, a partir deste ano, passam a trabalhar em 21 municípios do Norte de Minas como integrantes do Programa Mais Médicos, coordenado pelo Ministério da Saúde. O evento acontecerá a partir das 8h30m, no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Área […]

Foto Ascom/Prefeitura de Montes Claros

Montes Claros sedia nesta quinta-feira, 11, encontro de acolhimento de 40 médicos intercambistas que, a partir deste ano, passam a trabalhar em 21 municípios do Norte de Minas como integrantes do Programa Mais Médicos, coordenado pelo Ministério da Saúde. O evento acontecerá a partir das 8h30m, no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Área Mineira da Sudene – (Cimams).

Para o acolhimento dos novos profissionais o evento contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde; da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG), representada pela Superintendência e pela Gerência Regional de Saúde de Montes Claros e Pirapora, respectivamente; Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – (Cosems); supervisores e tutores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e coordenadores municipais de atenção primária à saúde.

O coordenador de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Clartos – (SRS), João Alves Pereira explica que “o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos é uma etapa que acontece de modo presencial, envolvendo os profissionais, gestores municipais de saúde e a SES-MG, com o objetivo de contextualizá-los sobre os serviços de atenção primária que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o funcionamento das redes de atenção à saúde”.

Ao todo, o Módulo de Acolhimento e Avaliação compreende 140 horas sob a coordenação dos ministérios da Saúde e da Educação, contemplando conteúdo mínimo da legislação referente ao sistema de saúde brasileiro; funcionamento e atribuições do SUS; protocolos clínicos de atendimentos e código de ética médica.

Outras vinte horas são de responsabilidade dos municípios e do estado, com abordagem de protocolos e diretrizes específicas dos locais onde os médicos vão trabalhar.

NORTE DE MINAS

Patrícia Lima Magalhães, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde explica que para a área de atuação da SRS de Montes Claros foram selecionados 36 médicos para trabalhar em 18 municípios. As localidades contempladas são: Montes Claros (10 médicos); Salinas (4); Espinosa (3); Bocaiúva, Ninheira, Riacho dos Machados e Santa Cruz de Salinas (2 médicos para cada município); Berizal, Cristália, Indaiabira, Jaíba, Jequitaí, Padre Carvalho, Pai Pedro, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Rubelita e São João do Paraíso (um médico para cada município).

Outros três municípios da Gerência Regional de Saúde de Pirapora também vão receber quatro médicos intercambistas: Várzea da Palma (2); Pirapora e Santa Fé de Minas (um médico para cada localidade).

PROGRAMAÇÃO

Com duração de quatro horas, nesta quinta-feira o acolhimento dos profissionais que passam a atuar no Norte de Minas por meio do Programa Mais Médicos contemplará a abordagem de vários temas. Entre eles estão: Panorama e perspectivas dos programas de provimento profissional; apresentação das competências dos gestores e profissionais; atribuições dos tutores e supervisores no processo educacional; apresentação da proposta de continuidade do acolhimento, com a realização de etapas presenciais e por videoconferência.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Montes Claros Norte de Minas Polícia

Montes Claros: Polícia Federal combate fraude bancária praticada via internet

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino