DECEMBER 9, 2022

Projeto que promete levar água para 150 mil pessoas no Norte de Minas é assinado, em Montes Claros

O projeto também promoverá o desenvolvimento econômico do Vale do São Francisco, com a criação de 84 mil empregos diretos e indiretos, e a regularização da vazão do Rio São Francisco em 35 litros por segundo. Dos 10,2 mil hectares irrigáveis, 1,1 mil hectares serão destinados a pequenos agricultores locais, impulsionando a produção agrícola e contribuindo com cerca de 350 mil toneladas de alimentos anualmente.

Nesta quarta-feira (10), os Ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, oficializaram a assinatura do contrato de concessão para o início da construção do Projeto Hidroagrícola Jequitaí, em Montes Claros, região Norte de Minas Gerais. O evento ocorreu no Portal Eventos, marcando um marco histórico na luta contra os impactos da seca na área.

O leilão realizado em 1º de março na Bolsa de Valores B3 resultou na vitória do Consórcio Jequitaí, formado pelas empresas Fortaleza de Santa Teresinha Agricultura e Pecuária S.A e RG S.A, com uma proposta de R$ 35 milhões. O projeto receberá um investimento total de R$ 1,5 bilhão, destinado à criação de um reservatório com capacidade para 700 milhões de metros cúbicos de água, crucial para o abastecimento de 19 municípios, incluindo Montes Claros.

Marcelo Moreira, diretor-presidente da CODEVASF, destacou a importância da iniciativa para garantir segurança hídrica na região, além de gerar 20 MW de energia e oportunidades significativas de emprego, com previsão de 100 mil postos de trabalho permanentes.

Os investimentos serão aplicados em infraestrutura, aquisição de terras e medidas socioambientais nos próximos seis anos. A concessionária vencedora terá a responsabilidade de desenvolver a infraestrutura necessária, ocupar a área irrigável e realizar a desapropriação necessária para formação do perímetro de irrigação.

O projeto também promoverá o desenvolvimento econômico do Vale do São Francisco, com a criação de 84 mil empregos diretos e indiretos, e a regularização da vazão do Rio São Francisco em 35 litros por segundo. Dos 10,2 mil hectares irrigáveis, 1,1 mil hectares serão destinados a pequenos agricultores locais, impulsionando a produção agrícola e contribuindo com cerca de 350 mil toneladas de alimentos anualmente, além de fomentar atividades como turismo, lazer e piscicultura.

A concessão do Projeto Hidroagrícola Jequitaí foi realizada em parceria entre a CODEVASF, o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, consolidando um compromisso conjunto para o desenvolvimento sustentável da região.

Texto por Maurício Lucco

Compartilhe: