DECEMBER 9, 2022

Unidade de extensão em oncologia clínica é inaugurada em Pirapora-MG

A nova unidade permitirá que mais pacientes tenham acesso a cuidados especializados mais próximos de suas residências

Foto: Divulgação/Ascom FHMMF

Nesta sexta-feira (28) foi inaugurado em Pirapora/MG, uma Unidade de Extensão em Oncologia Clínica, parceria com a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho/Hospital Dilson Godinho (HDG), Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire e a Prefeitura Municipal.

A nova unidade permitirá que mais pacientes tenham acesso a cuidados especializados mais próximos de suas residências. Esta inauguração representa um avanço significativo para a saúde na região, oferecendo esperança e melhores condições de tratamento aos pacientes oncológicos.

Entre 2021 e 2023 foram realizados 45.919 procedimentos em pacientes oncológicos da microrregião de saúde de Pirapora, que realizavam extenuantes viagens para Montes Claros, em busca de diagnóstico e tratamento.

O evento contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor; o prefeito municipal, Alex César; vereadores, deputados estaduais e federais, representantes do Ministério Público; prefeitos da Microrregião de Pirapora; o diretor-presidente da Fundação, Dr. Moisés Magalhães Freire, Paulo Rogério Souza da Silveira; o diretor-presidente da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, Helder Leone Alves De Carvalho, colaboradores das duas instituições e população.

Atendimentos quimioterapia e radioterapia

Em pacientes de Pirapora, entre os anos 2021 e 2023 foram realizados 6.858 atendimentos em quimioterapia e radioterapia, bem como 45.071 procedimentos ambulatoriais na microrregião. Já os procedimentos hospitalares no mesmo período foram 848.

Apesar da inauguração da nova unidade, a porta de entrada para o diagnóstico continuará sendo o Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros, garantindo a centralização dos serviços e a manutenção da excelência no atendimento.

“Com imensa alegria, anunciamos a inauguração da unidade de extensão em oncologia clínica em Pirapora. Este avanço na saúde pública reafirma nossa missão de oferecer o melhor atendimento possível, em parceria com o Município e a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, com especial atenção  no SUS,” celebrou Paulo Rogério, diretor-presidente da Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire.

Previsão de início dos atendimentos

 Após a conclusão das obras, a unidade passará pela vistoria final da Vigilância Sanitária Estadual para garantir que todas as normas e padrões estejam dentro das normas de segurança exigidos.

Antes do início dos atendimentos, serão realizadas as últimas capacitações técnicas para preparar a equipe multiprofissional para os novos desafios e garantir um atendimento de excelência.

A previsão é que os atendimentos na nova unidade de extensão oncológica comecem já no mês de agosto, trazendo um novo nível de cuidado para a comunidade de Pirapora e toda microrregião de saúde.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Educação Montes Claros Saúde

FCO lança projeto de Clínica Profissional para egressos

Educação Empreendedorismo Norte de Minas

Programa ALI Educação Empreendedora transforma a realidade de escolas no Norte de Minas