Nesta sexta-feira (28) foi inaugurado em Pirapora/MG, uma Unidade de Extensão em Oncologia Clínica, parceria com a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho/Hospital Dilson Godinho (HDG), Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire e a Prefeitura Municipal.
A nova unidade permitirá que mais pacientes tenham acesso a cuidados especializados mais próximos de suas residências. Esta inauguração representa um avanço significativo para a saúde na região, oferecendo esperança e melhores condições de tratamento aos pacientes oncológicos.
Entre 2021 e 2023 foram realizados 45.919 procedimentos em pacientes oncológicos da microrregião de saúde de Pirapora, que realizavam extenuantes viagens para Montes Claros, em busca de diagnóstico e tratamento.
O evento contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor; o prefeito municipal, Alex César; vereadores, deputados estaduais e federais, representantes do Ministério Público; prefeitos da Microrregião de Pirapora; o diretor-presidente da Fundação, Dr. Moisés Magalhães Freire, Paulo Rogério Souza da Silveira; o diretor-presidente da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, Helder Leone Alves De Carvalho, colaboradores das duas instituições e população.
Atendimentos quimioterapia e radioterapia
Em pacientes de Pirapora, entre os anos 2021 e 2023 foram realizados 6.858 atendimentos em quimioterapia e radioterapia, bem como 45.071 procedimentos ambulatoriais na microrregião. Já os procedimentos hospitalares no mesmo período foram 848.
Apesar da inauguração da nova unidade, a porta de entrada para o diagnóstico continuará sendo o Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros, garantindo a centralização dos serviços e a manutenção da excelência no atendimento.
“Com imensa alegria, anunciamos a inauguração da unidade de extensão em oncologia clínica em Pirapora. Este avanço na saúde pública reafirma nossa missão de oferecer o melhor atendimento possível, em parceria com o Município e a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, com especial atenção no SUS,” celebrou Paulo Rogério, diretor-presidente da Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire.
Previsão de início dos atendimentos
Após a conclusão das obras, a unidade passará pela vistoria final da Vigilância Sanitária Estadual para garantir que todas as normas e padrões estejam dentro das normas de segurança exigidos.
Antes do início dos atendimentos, serão realizadas as últimas capacitações técnicas para preparar a equipe multiprofissional para os novos desafios e garantir um atendimento de excelência.
A previsão é que os atendimentos na nova unidade de extensão oncológica comecem já no mês de agosto, trazendo um novo nível de cuidado para a comunidade de Pirapora e toda microrregião de saúde.
Compartilhe: