DECEMBER 9, 2022

Seminário de lançamento do projeto Sabores do Gerais valoriza a gastronomia do Norte de Minas

Evento gratuito ocorrerá no dia 17 de junho e será realizado pela Prefeitura Municipal de Montes Claros e SEAPA, com apoio do Sebrae Minas

Foto: Divulgação/Sebrae

Agricultores familiares, empreendedores e profissionais envolvidos na cadeia produtiva dos frutos nativos do Cerrado, na região Norte do estado, estarão reunidos no seminário de lançamento do Projeto Pró-Pequi e da marca “Sabores do Gerais”. O evento vai ocorrer no dia 17 de junho, às 19h, no Espaço OAB Eventos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla.

A iniciativa tem como objetivo valorizar a fruticultura característica do norte-mineiro, com destaque para o pequi, símbolo da gastronomia regional. As ações também vão incentivar o turismo gastronômico, a produção sustentável e o fortalecimento da economia local. Para isso, a Prefeitura Municipal de Montes Claros e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) promovem o projeto com apoio do Sebrae Minas.

Entre as diversas atividades estão a apresentação de um menu degustação com ingredientes da culinária regional; barracas com diversos produtos da sociobiodiversidade do Cerrado e chopp artesanal fabricado com frutos da região. Haverá também um espaço para troca de experiências entre chefs de cozinha, agricultores da agricultura familiar e empresários. Destaque para a presença do chef francês Claude Troisgros, apresentador do programa “Mestre do Sabor”, da Rede Globo, eleito “chef do ano” por diversos veículos nacionais.

A coordenadora da equipe técnica do projeto Sabores do Gerais, Sarah Melo, afirma que as ações também vão apresentar aos donos de bares e restaurantes novos aspectos relacionados aos frutos do Cerrado. “Entre a variedade que temos está o baru, exportado para várias partes do mundo, mas pouco consumido no mercado interno. O projeto vai envolver toda a ‘cadeia de valor da sociobiodiversidade’ – pesquisa, manejo, produção, beneficiamento, distribuição, comercialização e consumo. Vamos despertar o orgulho da gastronomia do Gerais”, reforça.

O analista do Sebrae Minas Walmath Magalhães destaca que a iniciativa é uma oportunidade de mostrar o potencial da gastronomia regional e apresentar as principais ações que serão desenvolvidas pela entidade durante 12 meses de realização do projeto. “Além de capacitações, vamos promover rodadas de negócios, visitas técnicas e conexão com os atores da cadeia produtiva do Cerrado”, explica.

Identidade e características do Cerrado

A inclusão de novos ingredientes regionais no cardápio dos estabelecimentos de alimentação fora do lar é destacada pelo ex-subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da SEAPA, Ricardo Demicheli, que participou da elaboração do projeto. “As ações vão incentivar o uso de itens típicos do Cerrado e a inserção dos frutos do agroextrativismo na alimentação escolar do município”, reforça.

Para o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, o projeto garante a ampliação das ações do Pró-Pequi. “É uma iniciativa em favor da população do Norte de Minas, que transforma nossos produtos em geração de emprego e renda, além de alimentos para a merenda escolar. É um projeto que vai melhorar a qualidade de vida de produtores, empresários e consumidores”, diz.

Agenda Pro-Pequi – Sabor dos Gerais

Após a realização do seminário, terá início o programa Prepara Gastronomia – iniciativa do Sebrae Minas para capacitar os pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar, com realização de workshops ministrados por profissionais especializados, cursos de gastronomia. O program também promove o acesso a feiras e eventos de gastronomia, capacitação de merendeiros e nutricionistas, elaboração e impressão de um livro para a região do APL do Pequi e a cultura alimentar regional do Cerrado Norte Mineiro. As ações do projeto serão encerradas com um Festival Gastronômico, em Montes Claros, no próximo ano.

Serviço

Seminário de Lançamento do Projeto Pró-Pequi – Sabores do Gerais

Local: Espaço OAB Eventos – Rua Doutor Walter Ferreira Barreto, 154 – Ibituruna

Dias: 17 de junho

Horário: 19h

Inscrições gratuitas: pelo link do Sympla

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Educação Empreendedorismo Norte de Minas

Programa ALI Educação Empreendedora transforma a realidade de escolas no Norte de Minas