DECEMBER 9, 2022

Sebrae Minas e APACS realizam 1º Seminário da Cachaça em Salinas, no Norte do estado

Evento tem objetivo de capacitar produtores e melhorar cada vez a qualidade da bebida, reconhecida como uma das melhores do mundo

Foto: Divulgação

Nesta quarta e quinta-feira (5 e 6 de junho), Salinas recebe o 1º Seminário da Cachaça. O objetivo é capacitar os produtores e melhorar cada vez mais a qualidade da bebida, que é conhecida como uma das melhores do mundo. O evento é fruto de uma parceria do Sebrae Minas com a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (APACS), e os interessados em participar podem se inscrever no site Sympla.
Profissionais especializados no assunto vão abordar temas como o processo da diminuição do uso do componente químico Carbamato de Etila, sem afetar a qualidade da cachaça. Também serão apresentadas novidades sobre bebidas mistas com derivados da cachaça; uso de madeira no processo de envelhecimento do aguardente; e produção do caná, uma nova bebida com grande potencial de mercado.
Entre os destaques da programação está a palestrante Amazile Biagioni Maio, engenheira química, mestre em alimentos e diretora do laboratório LABM – referência nacional para produtores de bebidas e alimentos que desejam implantar e monitorar o controle de qualidade.
“Salinas é conhecida como a capital mundial da cachaça. Logo, nada mais oportuno do que trazer profissionais gabaritados para capacitar produtores. Nosso propósito é apoiar melhorias na produção e viabilizar o acesso a novos produtos derivados da cachaça, além de aumentar oportunidades de mercado” enfatiza o analista do Sebrae Minas Albertino Correia.
Hoje, a APACS conta com 26 associados, que produzem 50 marcas de cachaça, sendo que 25 delas possuem o Selo de Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Ao todo, são produzidos cerca de dois milhões de litros de cachaça por ano.
Serviço:
1º Seminário da Cachaça de Salinas
Data: 5 e 6 de agosto
Horário: 9h às 17h
Local: Buffet Madri – Rua Barão Do Rio Branco, nº 163 – Centro
Inscrições: Link Sympla
Programação:
Dia 5 de junho
9h às 11h: Palestra – Bebidas Mistas e Licores: importância, mercado e produção
14h às 16h: Carbamato de Etila: origens, monitoramento, avanço e prevenção
Dia 6 de junho
9h às 11h: Produção do Caná: uma nova bebida, uma nova oportunidade
14 às 16h: Madeiras nacionais no armazenamento da cachaça de alambique
17h: Encerramento
Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Empreendedorismo Montes Claros

CODANORTE promove segunda edição do Cintecs em Moc

Corpo de Bombeiros Militar Norte de Minas

Atendimento a Vítima de Agressão a Pauladas na Praça João Paulo II, em Bocaiuva