A equipe Focus, da Unopar – Universidade Norte do Paraná – Campus Janaúba, foi uma das vencedoras do prêmio nacional Desafio Jovem Empreendedor 2024, no último fim de semana (18 e 19/5), em Salvador (BA). Os estudantes Lídio Maxwel Cardoso de Menezes e Vágner José da Silva, com mentoria do professor Flavio Cantuária, foram campeões na categoria Ensino Superior, na disputa com equipes de Minas Gerais, Bahia e Sergipe.
Já a equipe NML, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, que teve como mentor o professor Cleber Roberto de Souza, ficou na terceira posiçãp na categoria Ensino Médio Técnico e profissionalizante. Esse foi o quarto ano consecutivo que estudantes de Janaúba chegaram à final na disputa e apenas em 2022 eles não subiram ao pódio.
O Desafio Jovem Empreendedor 2024 é promovido pelo Sebrae Minas, Sebrae Bahia, Sebrae Sergipe e Sebrae Nacional, em parceria com a empresa Inova GS. Ao todo, 1.168 equipes participaram do desafio nas categorias Ensino Médio, Superior, Técnico ou Profissionalizante. Na atual edição, o tema foi Economia Criativa – Indústria Audiovisual.
Sobre a competição
O Desafio é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, permitindo que os jovens vivenciem uma experiência digital de aprendizagem e desenvolvam competências e habilidades para o mercado de trabalho. Nesta edição, as equipes tiveram que produzir um curta-metragem de animação, com elaboração do roteiro, storyboard, gravação, edição do vídeo e apresentação de um pitch (apresentação curta e direta) do filme para uma banca de jurados especialistas na área.
Os curtas-metragens produzidos pelas equipes de Janaúba valorizaram as tradições e a cultura da cidade. A equipe campeã abordou a revitalização da tradicional “Praia do Copo Sujo”, mostrando importância da sustentabilidade, do lazer e do bem-estar da população. O grupo NML, que ficou em terceiro lugar, apresentou o curta “Gorutubanos”, a história do rio mais importante de Janaúba e região. A equipe retratou as lavadeiras, o batuque e a dança do pote.
Valorização regional
Mentor da equipe campeã, o professor Flávio Cantuária destaca o empenho da dupla vencedora. “Tive minha contribuição, mas o mérito é todo dos alunos que colheram os depoimentos da população, produziram o vídeo e mostraram a importância da revitalização da praia para nossa cidade. Estou orgulhoso por essa conquista”, enfatiza.
“Poderíamos ter feito algo sobre ficção, mas preferimos mostrar uma situação real da nossa comunidade. Ficamos ainda mais felizes por saber que vencemos o Desafio abordando um projeto que impactou de forma positiva a vida das pessoas, mostrando nossas raízes e nossa cultura” ressalta Lídio Maxwel, integrante da equipe campeã.
A analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo valoriza o feito dos estudantes pela divulgação da cultura regional. “É muito importante mostrar e reforçar nossas tradições por meio do empreendedorismo, colocando o Norte de Minas no cenário de tecnologia e inovação com a produção dos curta- metragens”, conclui.
Premiação
Nessa quinta edição do Desafio Jovem Empreendedor, os vencedores foram premiados com troféus, medalhas, certificado, premiações e viagens nacionais.
Compartilhe: