DECEMBER 9, 2022

Bocaiúva receberá Mostra Cultural Betinho

Evento de lançamento do edital para compor a programação ocorre nesta quinta-feira, 23

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 23 de maio, será lançada no Centro Cultural Henfil, em Bocaiúva, a “Mostra Cultural Betinho – Estação Arte e Cidadania”. O evento contará com a abertura do edital de chamamento público para a Mostra, além de uma homenagem a Dona Maria, mãe do sociólogo bocaiuvense Herbert de Souza, o Betinho, com apresentações culturais do Encanto Celf e Amigos em Seresta, e a presença de duas filhas de D. Maria, Glorinha e Filó. A entrada é gratuita.

Herbert Souza, o Betinho, foi um importante ativista social brasileiro. Exilado político, voltou ao Brasil ao som da música “O bêbado e a equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, e que virou o hino da Anistia. Fundador da campanha “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, era irmão do cartunista Henfil, do compositor Francisco Mário e da jornalista Wanda Figueiredo.

Idealizada por Regina Souza, sobrinha de Betinho e neta de Dona Maria, a Mostra é realizada em parceria com a Associação Arebeldia, Funarte e Ministério da Cultura do Brasil, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bocaiúva, Secretaria de Cultura, e Conservatório de Música Lorenzo Fernandez – CELF. A produção local é da Fulô Comunicação.

O edital lançado nesta quinta-feira (23) selecionará artistas para apresentações musicais de junho a dezembro, a serem realizadas no Complexo Turístico Cultural Estação Ferroviária de Bocaiúva.

“Com este evento, buscamos não só resgatar a memória da cidade, mas também capacitar e promover o intercâmbio entre artistas da região, valorizando a cultura local e transformando Bocaiúva em um centro de referência de cidadania, arte e cultura no Brasil”, diz Regina Souza, da Souza Produções.

As inscrições para o edital estarão abertas de 24/05/2024 a 07/06/2024 e poderão ser realizadas no site https://arebeldia.org.br. O resultado e a programação da Mostra serão divulgados no Instagram @arebeldia e no site da Associação.

Compartilhe: