DECEMBER 9, 2022

Montes Claros, Carste e Diversidade – Um Novo Olhar Sobre a Espeleologia Nacional

O segundo momento, presencial em Montes Claros (MG), ocorrerá no período de 30 de maio a 02 de junho de 2024

Lapa da Santa Foto: José Humberto M. de Paula

As instituições associativas de espeleologia: Instituto Grande Sertão/Espeleogrupo Peter Lund, Sociedade Excursionista e Espeleológica, Espeleo Planalto Central. Espeleonordeste e Guano Speleo, realizarão nos meses de maio e junho deste ano, o Multiverso Espeleológico, congregando os encontros regionais: IX Encontro Mineiro de Espeleologia, do VII Encontro Nordestino de Espeleologia e do I Encontro do Planalto Central de Espeleologia, sob o tema Montes Claros, Carste e Diversidade – Um Novo Olhar Sobre a Espeleologia Nacional.

O evento ocorrerá em Montes Claros, entre os dias 30 de maio e 02 de junho de 2024 com público estimado em 200 pessoas e extensão nacional, uma vez que são esperados participantes de todo o Brasil. O Multiverso Espeleológico tem como objetivo: promover a divulgação do relevante e diverso carste brasileiro (relevo onde são encontradas as cavernas) especialmente o Carste de Montes Claros e a necessidade de sua preservação.

Este será um evento ímpar, que certamente ficará marcado na história da espeleologia nacional, pois foi pensado de uma forma totalmente inovadora, a começar pela união de três encontros regionais, integrando o nordeste do país, o Planalto Central e Minas Gerais, algo ainda inédito.

O formato também é totalmente inovador, pensado em modelo híbrido com um bloco virtual, através de videoconferências, onde serão levantados e debatidos os diversos temas que envolvem a espeleologia no Carste de Montes Claros; e um bloco presencial, em Montes Claros, focado em atividades práticas, na vivência, na interação e na partilha de conhecimentos.

Outra questão importante é que o Multiverso Espeleológico foi pensado para todos, independentemente do grau de conhecimento e experiência, da idade, do gênero e de qualquer “classificação”.

Então, é para esquecer os roteiros de eventos tradicionais e se preparar para sair da cadeira e interagir de verdade! Será um momento único, cheio de aventuras, com o objetivo de congregar pessoas apaixonadas e interessadas pela espeleologia para explorar a sua diversidade, compartilhar experiências, mergulhar nas várias facetas da vivência espeleológica e, claro, garantir a conservação do nosso valioso Patrimônio Cárstico e Espeleológico.

A primeira parte, desenvolvida através de plataformas virtuais (Bloco 1), já começou no dia 02 de maio e ocorre toda quinta-feira do mês, através do canal do evento no YouTubel.

O segundo momento, presencial em Montes Claros (MG), ocorrerá no período de 30 de maio a 02 de junho de 2024.

Com o intuito de agregar novos interessados, esta edição pretende inovar ao colocar no centro do palco a realização de um enduro a pé de regularidade. O objetivo do enduro será evidenciar as peculiaridades deste carste, a importância da diversidade, a conservação da natureza e a interação dos participantes. Este tipo de atividade tem sido muito utilizada para melhorar o desempenho de equipes, pois a liderança e a divisão de tarefas são essenciais para alcançar a linha de chegada, e será organizada com a participação da Seção de Espeleorresgate (SER) da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). As demais atividades previstas envolvem:

Concurso de contação de causos e histórias: A contação de histórias e causos é um portal que pode levar os ouvintes para diversos planos. Este concurso tem então a missão de promover a interação entre os participantes, compartilhar vivências espeleológicas e incentivar jovens a entrar de cabeça no Multiverso Espeleológico. As temáticas das histórias e causos devem ter como pano de fundo o carste e a espeleologia.

Exposição de fotografias regionais: o Espeleogrupo Peter Lund, anfitrião do evento, irá comemorar na oportunidade 35 anos de atuação na região e pretende contar esta história em uma exposição, abrindo um portal para o passado para projetar seu futuro.

Atividades com a comunidade e crianças: envolvimento dos moradores locais para disseminar a importância de preservação do carste e das cavernas. Estas ações educativas serão desenvolvidas em parceria com a Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe), seção da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e envolvem também, um momento muito especial, com uma programação pensada especialmente para o público infantil, denominado Espeleokids.

Estamos organizando um evento que promete revolucionar a forma como as pessoas interagem, aprendem e se divertem. Com o Multiverso Espeleológico, estamos criando um espaço onde a diversão e a espontaneidade promoverão de maneira orgânica a conscientização de toda a comunidade acerca da relevância da conservação do Patrimônio

Cárstico e Espeleológico. Será uma celebração única, que vai além dos padrões convencionais e que certamente chamará a atenção de pessoas de todas as idades e origens.

Contatos:

Vanessa Veloso, coordenação local.

(38) 9 9921 9903

vvbarbosa@yahoo.com.br

Site: https://www.multiversoespeleo.com/

Instagram:

https://www.instagram.com/multiversoespeleologico/

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Entretenimento Montes Claros

Front Stage Montes Claros Shopping

Atendimento SAMU Montes Claros

SAMU socorre adolescente após ser baleado em Montes Claros

Acidente Corpo de Bombeiros Militar Norte de Minas

Colisão entre caminhão/carreta na BR 251, na serra de Francisco Sá/MG