DECEMBER 9, 2022

Em Minas Gerais, projetos de irrigação da Codevasf produziram cerca de 299 mil toneladas de itens agrícolas em 2023

Os projetos de irrigação têm um importante papel econômico e social

Foto: Codevasf

Aproximadamente 299 mil toneladas de itens agrícolas foram produzidas, em 2023, nos projetos públicos de irrigação Jaíba, Gorutuba, Lagoa Grande e Pirapora, mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Minas Gerais. Entre as principais culturas, destacam-se a banana, a manga e o limão.

Com uma área cultivada de 18,7 mil hectares, contando com 2,6 mil produtores – a maioria familiares –, os projetos irrigados registraram um valor bruto de produção (VBP) de R$ 531,8 milhões. Os dados são do balanço de produção da Área de Irrigação e Operações da Companhia, que contabilizou, ainda, a marca de 53,2 mil empregos gerados – diretos, indiretos e induzidos – no período.

“Atualmente, o Norte de Minas é reconhecido como um importante polo da fruticultura irrigada, abastecendo mercados regionais e nacionais com frutas e outros produtos agrícolas, além da exportação (principalmente de limão) para diversos países”, ressalta Marco Antônio Câmara, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais. Segundo ele, a agricultura irrigada contribuiu para o aumento do IDH dos municípios diretamente beneficiados pelos perímetros de irrigação, fazendo a diferença numa região de grandes desafios socioeconômicos.

Na avaliação de Ailson Ramos, produtor no Jaíba e presidente do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação do Jaiba, os projetos de irrigação são verdadeiros indutores de desenvolvimento no Norte de Minas. “Somos produtores de alimento, geradores de mão de obra para toda a região. Os projetos de irrigação têm um importante papel econômico e social. A cada dia que passa percebemos a região se aperfeiçoando, melhorando, se consolidando como um grande gerador de desenvolvimento, de emprego e de renda”, explica.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Agronegócio Agropecuária Montes Claros

Inscrições abertas para o Torneio Leiteiro da 50ª Expomontes

Corpo de Bombeiros Militar Norte de Minas

Atendimento a Vítima de Agressão a Pauladas na Praça João Paulo II, em Bocaiuva