DECEMBER 9, 2022

Bombeiros de Montes claros atendem diversas ocorrências de inundações, alagamentos e desabamentos

As equipes atuaram em diversos Bairros, sendo os mais afetados, Independência, São José, Santa Rita, Santos Reis e Distrito Industrial

Foto: ASCOM – 7ºBBM

Na noite desta quinta-feira, 04 de abril, em decorrência das fortes chuvas que caíram na cidade, os militares do 7º Batalhão de Bombeiros em Montes Claros foram acionados para o atendimento de diversas ocorrências de inundações, alagamentos, desabamentos, vítimas ilhadas e quedas de árvores.

Foram atendidas um total de 45 (quarenta e cinco) ocorrências relacionadas as intensas chuvas na noite desta quinta-feira, sendo 30 (trinta) relacionadas a inundação e alagamento, 6 (seis) relacionadas a desabamento, 6 (seis) relacionadas a salvamento de pessoas em residências inundadas, 2 (duas) relacionadas a corte de árvores e 1 (uma) relacionada a salvamento de pessoa ilhada.

Foram empenhados 19 militares na Operação.

As equipes atuaram em diversos Bairros, sendo os mais afetados, Independência, São José, Santa Rita, Santos Reis e Distrito Industrial.

Nesse sentido, foram empregadas seis equipes de Bombeiros no atendimento das ocorrências, onde atuaram desentupindo bueiros obstruídos e ralos, retirando pessoas do interior de residências e com a utilização de equipamento apropriados, auxiliou na retirada da água do interior de várias casas. É importante ressaltar que em um dos atendimentos foi necessário a montagem de um cabo guia para a retirada de quatro pessoas que encontravam-se ilhadas no Bairro Distrito Industrial, devido e grande quantidade de água e enxurrada que obstruía a via e adentrava residências.
Salienta-se que as equipes de Bombeiros atuaram nos casos mais críticos encontrados. Foram atendidas diversas ocorrências de inundação, cerca de dez pessoas ficaram desalojadas, sendo encaminhadas para casas de parentes e uma pessoa precisou ser conduzida por terceiros a Unidade Hospitalar.

O Corpo de Bombeiros orienta para nunca atravessar locais atingidos pela água, pois a força da água pode arrastá-lo.

Nota do Ten. Kollek Pereira, da 7º Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (7ºBBM)

“Na noite da última quinta-feira, 4 de abril, por volta das 22 horas, o Corpo de Bombeiros em Montes Claros foi acionado para atendimento de 45 ocorrências relacionadas às fortes chuvas que caíram na cidade em aproximadamente duas horas. Foram atendidas ocorrências de corte de árvores, inundação e alagamento, desabamentos, retirada de pessoas do interior de residências alagadas, dentre outras. O destaque ficou para o salvamento de uma família de quatro pessoas, uma mulher e três crianças, que ficaram ilhadas em uma residência devido ao transbordamento do rio Vieira, no bairro Distrito Industrial. Para este salvamento, foi amarrada uma corda, o que possibilitou o resgate dessas pessoas em segurança. O corpo de bombeiros empreendeu um grande esforço para dar a melhor resposta para a população, distribuindo seis guarnições e 19 militares que realizaram os atendimentos pela cidade. Em alguns pontos do município foram registrados carros e motocicletas sendo arrastados pelas enxurradas. É importante ressaltar para a população para não arriscar a vida adentrando em áreas alagadas, pois o veículo poderá apagar, fazendo com que o carro fique ilhado, colocando em risco a vida dessas pessoas. Ocorrendo essa situação, a pessoa deve primeiramente ligar para o corpo de bombeiros através do telefone 193 e subir com cautela para o teto do carro, local mais alto e seguro até a chegada dos bombeiros. Importante salientar que pode haver debaixo de locais alagados riscos que estão encobertos pela água, como bueiros abertos sem tampa ou buracos, portanto não é recomendável tentar transpor essas áreas, devendo o cidadão tentar se deslocar para locais mais altos e seguros. Bombeiro, o amigo certo nas horas incertas”, conclui o tenente.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Entretenimento Montes Claros

Front Stage Montes Claros Shopping

Atendimento SAMU Montes Claros

SAMU socorre adolescente após ser baleado em Montes Claros