DECEMBER 9, 2022

Expedição Geraizeiros” pesquisa riqueza do Cerrado para a gastronomia

Objetivo é a produção de documentário sobre os pequi e outros produtos do extrativismo e sobre a cultura das comunidades tradicionais

Foto: Expedição Geraizeiros/divulgação

Além da relevância ambiental, com sua grande biodiversidade,  vegetação diferenciada e paisagens encantadoras, o Cerrado tem uma série de produtos que são altamente aproveitados na gastronomia. Um deles é o próprio pequi, o fruto-símbolo do Cerrado.  Pesquisar e documentar o potencial gastronômico do bioma e da  sua riqueza cultural é o objetivo da “Expedição Geraizeiros”, que vai percorrer os  municípios do Cerrado mineiro.

A primeira fase da expedição acontece no período de 25 a primeiro de abril, passando por oito municípios norte-mineiros: começando pelo Distrito de Barra do Guaicuí, onde o Rio das Velhas deságua no Rio São Francisco,  no município de Várzea da Palma,  rumo a Pedras de Maria da Cruz. Na rota também estão as cidades de Pirapora, Ibiaí, Ponto Chique, São Romão, São Francisco e Campo Azul considerado por muito a região do melhor pequi do mundo!

A “Expedição Geraizeiros” é uma iniciativa do empreendedor e agente cultural Fred Rocha, idealizador da “Venda do Fred”, um espaço que integra gastronomia, cultura, história e tradições em Montes Claros, cidade-polo do Norte de Minas. Fred segue junto com as chefs de cozinha Bernadete Guimarães e Juliana Dourado.

O projeto conta com o apoio do Núcleo do Pequi do Norte de Minas, sediado em Montes Claros. O Núcleo constitui uma rede formada por associações e cooperativas agroextrativistas de 15 municípios da região. A sua missão é fortalecer as comunidades agricultoras e extrativistas e os povos tradicionais, estimulando a geração de renda com o aproveitamento do pequi e outros produtos do extrativismo, com foco na sustentabilidade ambiental.

“Vamos buscar a essência dos ingredientes mágicos do Cerrado para gastronomia como pequi, o baru, a pimenta de macaco e muitos outros produtos do extrativismo.  Vamos estudar e aprimorar o uso dos produtos do Cerrado na gastronomia”, afirma Fred Rocha.

Ele salienta durante a expedição será produzido um documentário, mostrando as   experiências das comunidades, as tradições, os conhecimentos e as práticas das cozinheira da região dos gerais.

“A nossa proposta é valorizar e divulgar a cultura das comunidades tradicionais do Cerrado. Nessa linha que vamos fazer as gravações para o documentário sobre a cultura e gastronomia gerais”, explica o empreendedor e agente cultural. “Vamos conhecer de perto e trazer a legitimidade da cultura gerais eira para a Venda do Fred”, completa.

“Expedição Geraizeiros” Quando: 25 de março a primeiro de abril de  2024

Por onde vai passar:  Várzea Palma (distrito de Barra do Guacuí),  Pirapora, Ibiaí, Ponto Chique,  Campo Azul, São Romão, São Francisco e  Pedras de Maria da Cruz.

Geraizeiros –  o termo “geraizeiros” diz respeito aos povos tradicionais antropologicamente reconhecidos pela Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais.  Os “ geraizeiros” ocupam os campos gerais do Norte do estado de Minas Gerais. São as mulheres e homens do Cerrado instalados às margens do Rio São Francisco, onde se adaptaram com sabedoria às características do bioma e às suas possibilidades de produção.
Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Empreendedorismo Montes Claros

CODANORTE promove segunda edição do Cintecs em Moc

Empreendedorismo Montes Claros Norte de Minas

Montes Claros recebe Encontro Regional da Rede de Atendimento Aqui no Sebrae