A partir desta quarta-feira, 20, prosseguindo até sexta-feira, dia 22, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) realizará reuniões com os 54 municípios que integram a sua área de atuação, voltadas para o alinhamento de ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Também, a partir desta quarta-feira, será iniciado o repasse da primeira remessa de imunizantes para os municípios, totalizando 41 mil 250 doses.
A reunião desta quarta-feira será realizada a partir das 8 horas, no auditório das Faculdades Prominas, no bairro Jardim São Luiz. Nos dias 21 e 22 os encontros acontecerão no auditório do Ministério Público de Minas Gerais, sediado na Avenida Cula Mangabeira, 345.
Os encontros serão conduzidos pelas referências técnicas de imunização da SRS, Mônica de Lourdes Rochido e Angra Camila Alves Pereira Andrade, além de Patrícia Lima Magalhães, da Coordenadoria de Atenção à Saúde. Entre os participantes foram convidadas as referências de imunização e os técnicos das salas de vacinação ou digitadores. Além de aspectos relativos à realização da Campanha, também serão atualizadas informações sobre o registro de doses nos sistemas e-SUS/SIPNI, mantidos pelo Ministério da Saúde.
Nesta quarta-feira a reunião contará com a participação de profissionais que atuam em 23 municípios que compõem as microrregiões de Salinas e Taiobeiras. Também foram convidadas referências técnicas de Mirabela, Claro dos Poções, Engenheiro Navarro e Joaquim Felício, municípios mais distantes de Montes Claros.
Quinta-feira, 21, a reunião de alinhamento terá a participação de referências técnicas de imunização das microrregiões de Coração de Jesus e de Janaúba/Monte Azul. Já na sexta-feira, 22, os trabalhos serão encerrados com a participação de profissionais atuantes nas microrregiões de Bocaiúva, Francisco Sá e Montes Claros.
PÚBLICO ALVO
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que “neste ano o Ministério da Saúde decidiu antecipar para março o início da campanha de vacinação contra a gripe, devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios nas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. A campanha prosseguirá até 31 de maio e o Ministério da Saúde sugere que o “Dia D” de mobilização da população aconteça no dia 13 de abril”.
A campanha tem como alvos os seguintes públicos: crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças Armadas, forças de segurança e de salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo percurso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; quilombolas; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
A estimativa é de que em todo o país a vacinação contra a gripe alcance mais de 74,4 milhões de pessoas. Em Minas Gerais a estimativa é de que 8,7 milhões de pessoas compõem os grupos prioritários de imunização.
Já nos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas a estimativa do Ministério da Saúde é de que 627 mil 188 pessoas devem ser vacinadas. Em 54 municípios da área de atuação da SRS de Montes Claros há concentração do maior público a ser imunizado, totalizando mais de 415,4 mil pessoas. Em 25 municípios da Gerência Regional de Saúde – (GRS) de Januária residem 159 mil 194 pessoas a serem vacinadas. Outras 52 mil 555 pessoas moram em sete municípios jurisdicionados à GRS de Pirapora.
No Norte de Minas os municípios que concentram o maior público a ser vacinado são: Montes Claros (151 mil 622 pessoas); Januária (27.523); Janaúba (25.141); Pirapora (21.761); São Francisco (18.710); Bocaiúva (18.082); Salinas (16.504); Porteirinha (15.120); Brasília de Minas (13.717); Várzea da Palma (12.803); Taiobeiras (12.207); São João das Missões (11.823); Jaíba (11.715); Espinosa (11.453); Coração de Jesus (10.909) e Rio Pardo de Minas (10.507).
A vacina utilizada na Campanha será a trivalente, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no país. Segundo o Ministério da Saúde a vacina pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
A DOENÇA
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Os principais sintomas são: febre; dor de garganta; tosse; dor no corpo; dor de cabeça.
O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade. Já em crianças a temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o aumento dos linfonodos cervicais; quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.
Alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em pessoas com doença crônica, idosos e crianças menores de dois anos, o que acarreta elevados níveis de morbimortalidade. As complicações mais comuns são: pneumonia bacteriana e por outros vírus; sinusite; otite; desidratação; piora das doenças crônicas; pneumonia primária por influenza, que ocorre predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares (especialmente doença reumática com estenose mitral) ou em mulheres grávidas.
PREVENÇÃO
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e a constante mudança dos vírus influenza requer a imunização anual.
Além da vacinação orienta-se a adoção de outras medidas de prevenção para toda a população: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; evitar sair de casa em período de transmissão da doença; evitar aglomerações e ambientes fechados.
Compartilhe: