DECEMBER 9, 2022

Codanorte cria associação de catadores de Varzelândia e comemora coleta de mais de 100 toneladas de resíduos sólidos em dois meses

Além de Varzelândia, a UTC recebe resíduos recolhidos nas cidades de São João da Ponte e Ibiracatu, totalizando cerca de 33,4 toneladas/dia.

Foto: Divulgação/ CODANORTE

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE) criou recentemente a Associação de Catadores de Recicláveis de Varzelândia (ACRVARZ). Além disso, está celebrando a coleta de mais de 100 toneladas de resíduos sólidos em dois meses de funcionamento da Unidade de Triagem e Compostagem (UTC). Além de Varzelândia, a UTC recebe resíduos recolhidos nas cidades de São João da Ponte e Ibiracatu, totalizando cerca de 33,4 toneladas/dia.

O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco dos Santos, explica que inicialmente, a Associação é composta por 15 catadores, que prestam serviço para a UTC. Eles terão direito ao salário fixo e ainda benefícios sociais. “Esse é um momento histórico para essas três cidades que se juntaram em prol do meio ambiente e confiaram no Codanorte para fazer essa gestão desses resíduos. Isso gera qualidade de vida, renda e preservação ambiental”.

“A UTC do arranjo Varzelândia, Ibiracatu e São João da Ponte ultrapassou nossas expectativas já na primeira semana de funcionamento. Com isso, foi necessário dobrar o quadro de funcionários, gerando renda na região e benefícios ao meio ambiente. Com a criação da associação dos catadores de recicláveis de Varzelândia, podemos proporcionar aos catadores o salário, além de outros benefícios”, disse o coordenador da UTC, Pedro Coutinho.

A gerente do Departamento de saneamento, Patrícia Mendes, explica como é o processo de coleta e destinação adequada desses resíduos. “Os caminhões coletam os resíduos nas casas dos moradores dessas três cidades, levam para a UTC localizada em Varzelândia, eles passam pela área de triagem e coleta, depois, é feita a separação de cada tipo de resíduo, como metal, plástico e papel, e em seguida o material reciclável é prensado. O valor arrecadado com a venda dos recicláveis será reinvestido na associação de catadores, pagamento dos salários e manutenção da UTC”.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Norte de Minas Polícia

Padrasto é preso por abusos cometidos contra enteada em Manga

Acidente Atendimento SAMU Montes Claros Norte de Minas

SAMU socorre vítimas de colisão entre ônibus na BR-251, em Francisco Sá