DECEMBER 9, 2022


Governo de Minas pede apoio da União para obras contra as secas no Norte do estado

Estado ressalta problema da estiagem, que já atinge 170 municípios mineiros, e pede apoio financeiro para andamento de projetos.

Foto: Divulgação

Governo de Minas Gerais enviou um ofício a Brasília (DF) nessa quinta-feira (28/12) com solicitação de apoio do Governo Federal para agilizar obras de relevância hídrica para o Norte do estado, que sofre com as consequências da seca.

Segundo o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), até esta sexta (29/12), 170 municípios haviam decretado situação de emergência por causa do fenômeno. Além disso, por causa do El Nino, há um alerta de que a estiagem pode continuar na região no ano que vem.

No ofício, o governador Romeu Zema destaca que Minas Gerais tem trabalhado na busca de soluções práticas e efetivas para garantir água nos locais afetados.}

Ele pede apoio do Governo Federal na retomada imediata de projetos que estão sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

“Uma das soluções é a aprovação e implementação do projeto Hidroagrícola de Jequitaí, que está dentro do Programa de Aceleração de Crescimento lançado pelo Governo Federal. Há ainda outros dois projetos que aguardam andamento e que podem auxiliar consideravelmente o enfrentamento da seca em Minas”, destaca o governador no ofício.

O projeto teve a licença de instalação suspensa em fevereiro deste ano, a pedido da Codevasf, por impossibilidade orçamentária para execução do empreendimento.

Outra iniciativa citada é o Açude Público de Berizal, que começou a ser construído em 1997 entre o município e Taiobeiras, e está com as obras paradas. A terceira e a Barragem Bico da Pedra, que fica em Janaúba e foi instalada ainda na década de 1970 e é essencial para o abastecimento na região.

Compartilhe: