O tempo sufocante provocado pelas altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar dos últimos meses volta a ficar mais intenso. Uma nova onda de calor vai atingir Minas, 11 estados e o Distrito Federal pelo menos até domingo (17).
O calorão começa a atingir todo o território mineiro a partir da quinta-feira (14), conforme alerta “laranja” do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o instituto, essa é a quarta onda de calor desde agosto. Em Minas, os termômetros podem bater 39°C no Norte e Noroeste, regiões que sequer têm previsão de chuva para o restante da semana.
Em Belo Horizonte, as temperaturas devem ficar na casa dos 33°C, cinco acima da média histórica de dezembro, que é de 28°C.
No período, a umidade do ar deve ficar em torno de 30%, à tarde, tanto na capital quanto na maior parte do Estado. Já no Norte de Minas pode despencar para 20%.
Onda de calor
Uma onda de calor é caracterizada pelo aumento dos índices em até cinco graus por três ou mais dias consecutivos. Desta vez, o fenômeno é provocado por uma massa de ar quente e seco que promove um bloqueio atmosférico, impedindo a chegada de frentes frias ao continente.
Chuvas irregulares, a ausência de nuvens e o fenômeno “El Niño” também colaboram para o calor intenso.