A última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023 promete, como não poderia deixar de ser, muitas emoções para os torcedores. Briga na parte de cima, luta na parte de baixo e busca por vagas em torneios internacionais são os cenários para a 38ª rodada, que terá início nesta quarta-feira (6) às 21h30 (de Brasília), nos 10 jogos que finalizarão a edição do torneio desse ano.
Titulo
O Palmeiras é o virtual campeão. Somente uma combinação de placares pode tirar o caneco das mãos do alviverde. Um empate diante do Cruzeiro, no Mineirão, já basta para o time do técnico Abel Ferreira. Uma derrota no Gigante da Pampulha fará com que as atenções voltem para a Arena Fonte Nova, onde o Atlético, vice-líder, joga contra o Bahia, e Morumbi, onde o Flamengo, terceiro colocado, enfrenta o São Paulo.
O Palmeiras possui oito gols de vantagem sobre o Atlético no saldo de gols, e 16 de vantagem sobre o Flamengo. Os paulistas só não ficam com o título se perderem e os adversários tirarem a diferença do saldo.
Libertadores
Garantidos na Copa Libertadores do ano que vem pelo Campeonato Brasileiro, Palmeiras, Atlético e Flamengo ainda sonham com o título. Já Grêmio e Botafogo lutam pelo G-4 e uma vaga na fase de grupos do torneio continental do ano que vem. O Bragantino é o único que possui vaga garantida na primeira fase da Libertadores, a chamada pré-Libertadores.
Palmeiras – único garantido no G-4.
Atlético – precisa vencer para garantir G-4. Caso empate, precisa que um desses (Flamengo, Grêmio ou Botafogo) não vença na rodada.
Flamengo – vitória garante G-4. Caso empate, precisa que Grêmio ou Botafogo não vença na rodada.
Grêmio – vitória garante G-4. Caso empate, precisa que o Botafogo tenha o mesmo resultado, no mínimo.
Botafogo – precisa vencer e torcer para que um dos três (Atlético, Flamengo ou Grêmio) não vença na rodada.
Sul-Americana
Em relação à Sul-Americana, cinco equipes já estão com vaga assegurada para a competição internacional em 2024 e outros dois disputam a última das seis vagas possíveis.
Athletico-PR (8°), Internacional (9°), Fortaleza (10°), Cuiabá (12°) e Corinthians (13°) estão garantidos na competição da próxima temporada. A última vaga será disputada por Cruzeiro, com 46 pontos, e Santos, com 43 pontos..
Cruzeiro – pode até perder para o Palmeiras, desde que o Santos não vença o Fortaleza, na Vila Belmiro.
Santos – precisa vencer e torcer por uma derrota celeste.
Rebaixamento
O rebaixamento ainda segue aberto, com Santos, Vasco e Bahia na “disputa” pela vaga que resta no Z-4, ao lado de Goiás, Coritiba e América.
Bahia – precisa vencer o Atlético, em Salvador, e ainda torcer para que Santos ou Vasco tropece na rodada.
Vasco – se vencer o Bragantino, no Rio, fica na elite em 2024. Se empatar, precisa torcer para que o Bahia tropece. Se perder, somente uma derrota do Bahia salva.
Santos – se vencer o Fortaleza, na Vila Belmiro, fica na elite. Se empatar, torce por tropeço do Bahia ou do Vasco. Se perder, torce por tropeço do Bahia ou derrota do Vasco.
Jogos da 38ª e última rodada do Brasileirão
Goiás x América – Serrinha – 19h
Cruzeiro x Palmeiras – Mineirão – 21h30
Bahia x Atlético – Arena Fonte Nova – 21h30
São Paulo x Flamengo – Morumbi – 21h30
Fluminense x Grêmio – Maracanã – 21h30
Internacional x Botafogo – Beira-Rio – 21h30
Vasco x Red Bull Bragantino – São Januário – 21h30
Santos x Fortaleza – Vila Belmiro – 21h30
Coritiba x Corinthians – Couto Pereira – 21h30
Cuiabá x Athletico-PR – Arena Pantanal – 21h30
Compartilhe: