Montes Claros e o Norte de Minas contam com uma das mais bem conceituadas instituições de ensino superior do País na área da Odontologia. A FCO alcançou os conceitos máximos no processo de recredenciamento e de reconhecimento de curso junto ao Ministério da Educação (MEC). A nota 5 conquistada em cada uma destas avaliações evidencia a máxima excelência em ensino, e como as Faculdades de Ciências Odontológicas cumprem o seu propósito de vanguarda, com um projeto político pedagógico inovador e alinhado ao mercado de trabalho e aos novos conceitos acadêmicos.
Com o conceito máximo conquistado nestas duas avaliações, a FCO poderá ampliar de 80 para 120 entradas a oferta de vagas em cada um dos vestibulares tradicionais, realizados em janeiro e julho. Atualmente, a instituição conta com 358 alunos regularmente matriculados.
A FCO zela por uma gestão integrada entre o conselho consultivo, superintendência geral, direção acadêmica, coordenação de curso e coordenadorias de pós-graduação, de pesquisa e extensão, de estágios e projetos acadêmicos, de laboratórios e clínicas, além das coordenadorias de apoio discente e docente e de relações institucionais.
Soma-se à inovação do projeto pedagógico da FCO, a oferta de uma infraestrutura de clínicas, laboratórios e salas de aula moderna e conceitual, com espaços criativos (“makerspaces”) e um corpo docente altamente qualificado.
ÚNICA NO NORTE DE MINAS
“A FCO é a única instituição do Norte de Minas a alcançar este conceito máximo. Um momento ímpar que comemoramos com os nossos alunos, professores e os parceiros administrativos com a FCO alcançando a certificação pelo MEC, assim como o conceito máximo na avaliação do nosso curso de Odontologia: nota cinco, de excelência máxima de ensino”, enaltece o presidente do Conselho Consultivo da FCO, Renann Murilo Oliveira Costa.
Além da formação acadêmica aplicada às metodologias ativas de ensino e da capacitação contínua como aprendizado permanente, os professores integram a FCO a partir de uma rigorosa seleção para a escolha do perfil pedagógico. Outra essencialidade está no relacionamento interpessoal e nas habilidades socioemocionais para formar dentistas bem sucedidos na vida e na profissão.
Entre as referências fundamentais para conquistar estes conceitos estão na sintonia da FCO com todas as orientações preconizadas pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), e o rigoroso alinhamento às diretrizes de avaliação do MEC nos processos de recredenciamento e reconhecimento de curso.
O bem-estar dos alunos também é uma das essencialidades para a FCO. A instituição tem como compromisso a interação dos acadêmicos, que podem compartilhar numa disciplina específica denominada “Projeto de Vida” o que pensam e elaboram seus projetos pessoais. O diagnóstico contribui para as diretrizes do processo formativo.
QUALIDADE QUE GARANTE COLOCAÇÃO NO MERCADO
Este diferencial está na qualidade do profissional diplomado pela FCO, que detém 90% como taxa de empregabilidade dos egressos, enquanto a média no Brasil é de 70%.
“O nosso objetivo é de ditar tendências, com propostas inovadoras já em andamento como o programa de Acompanhamento dos Egressos (FCO Plus). O mercado exige o aperfeiçoamento constante, acompanhando as inovações tecnológicas e metodológicas, e assim fomentamos as atualizações que exercício profissional exige”, destaca o diretor acadêmico da FCO, Geraldo Magela Pereira.
Neste aspecto, a FCO vai oferecer, a partir de 2024, uma série de cursos de pós-graduações Lato sensu e cursos de aperfeiçoamento.
RESPONSABILIDADE SOCIAL – Da mesma forma, a FCO incorpora a responsabilidade social com a comunidade local e regional com uma série de diferenciais, a começar pelos atendimentos gratuitos da clínica modelo, também avaliada com nota máxima nos aspectos de vigilância sanitária e biossegurança.
Destaque também para o “FCO do Bem”, projeto com a ação direta dos acadêmicos em que a instituição assume a adoção de praças, e a consultoria para escolas de ensino médio na melhoria de espaços como bibliotecas. Outra parceria de orgulho está no apoio cultural aos grupos que zelam pelas tradições folclóricas das Festas de Agosto, e uma série de contribuições à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e a Associação Presente de apoio aos pacientes em tratamento de câncer.
E com o pensamento focado no universitário do futuro, a FCO realiza periodicamente o encontro com professores do ensino médio, com um feedback sobre como estão os alunos em idade pré-vestibular. A quarta edição reunirá 60 profissionais do Magistério com dois temas pré-definidos: “Aprendendo e ensinando: em tempos de Inteligência Artificial” e “Conhecendo o DUA (Designer Universal para Aprendizado): pacientes com necessidades especiais”.
Compartilhe: