DECEMBER 9, 2022

UFMG abre inscrições para transferência externa e obtenção de novo título

No campus Montes Claros são oferecidas 204 vagas distribuídas entre seis cursos de graduação.

Entrada do Campus - foto Lucas Braga UFMG-29

Foto: Lucas Braga

Estão abertas, até o dia 14 de dezembro, as inscrições para o processo seletivo de transferência externa e obtenção de novo título em cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Podem se inscrever acadêmicos de outras instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras e pessoas graduadas que desejam cursar mais uma graduação. Ao todo, são oferecidas 1977 vagas para toda a Universidade. Para o campus Montes Claros estão abertas 204 vagas distribuídas entre os seguintes cursos: Administração (40), Agronomia (5), Engenharia Agrícola e Ambiental (40), Engenharia de Alimentos (40), Engenharia Florestal (40) e Zootecnia (39).

Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, na 
página eletrônica da Copeve/UFMG até as 17 horas (horário oficial de Brasília) do dia 14 de dezembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 205,00 (duzentos e cinco reais). O candidato poderá solicitar isenção integral ou parcial da inscrição conforme condições descritas no edital. Somente será permitida uma inscrição por candidato.

Transferência Externa

Podem se inscrever para a transferência externa candidatos que, oriundos de outra Instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, desejem ingressar em curso de graduação da UFMG que seja correspondente ou afim a seu curso de origem conforme determinado no edital. É necessário ter vínculo ativo com outra Instituição de ensino superior no segundo semestre de 2023 e ter integralizado, no mínimo, 300 (trezentas) horas da carga horária do seu curso na instituição de origem.

Obtenção de Novo Título

A obtenção de novo título é destinada ao candidato que, já tendo concluído um curso de graduação, deseja iniciar, na UFMG, um novo curso de graduação diferente daquele em que é diplomado ou iniciar uma nova habilitação ou novo diploma referente a grau acadêmico com denominação distinta da anterior. Para tanto só serão aceitos pedidos de portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, e que não seja de Licenciatura Curta.

Seleção

O processo seletivo para os cursos que não tenham provas específicas de habilidades será realizado em uma única etapa que corresponderá às notas obtidas nas provas do Enem entre os anos de 2018 e 2023. A UFMG consultará a base de dados do Inep. Para cada ano em que for identificada a participação do candidato no Enem, no período considerado, será calculada a Nota Final UFMG. Esse cálculo será realizado logo após a divulgação do resultado do Enem no último ano considerado. Para efeitos de classificação, será considerada a maior Nota Final UFMG, correspondente ao ano em que o candidato obteve o melhor desempenho no Enem.
Para os cursos com provas específicas de habilidades, em Belo Horizonte, (Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro), o processo seletivo consistirá de duas etapas. A primeira corresponderá às provas objetivas do Enem. A segunda etapa consistirá de provas presenciais e não presenciais específicas de habilidades, por curso e habilitação, conforme relacionadas no edital.

Resultado Final
O resultado final será divulgado no dia 21 de fevereiro de 2023.

Acesse o edital completo aqui 

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Montes Claros Polícia

Tiroteio em Montes Claros deixa um morto e um ferido

Empreendedorismo Montes Claros

Câmara da Mulher realiza primeiro Café Conexão para empreendedoras