DECEMBER 9, 2022

Fundação Sara realiza Festa dos Curados em Montes Claros

A iniciativa tem o objetivo de celebrar a vida de quem teve câncer na infância ou adolescência e superou a jornada.

WhatsApp Image 2023-11-21 at 10.56.03

Festa dos curados 2013. Foto: Divulgação/Fundação Sara

A jornada do tratamento de câncer é repleta de desafios. Por isso, cada fase vencida merece ser celebrada. É com esse sentimento que a Fundação Sara realizará no dia 22 de novembro (quarta-feira) a segunda edição da “Celebração de Cura dos Assistidos da Fundação Sara”. A primeira foi realizada em 2013.

A expectativa é receber cerca de 250 convidados, incluindo curados, acompanhantes, dirigentes da instituição, médicos e outros profissionais envolvidos nessa desafiadora jornada. Os curados são diferentes municípios do Norte de Minas e até do Sul da Bahia, visto que a instituição tem sede em Montes Claros e acolhe pacientes de toda a região.

“Meu coração transborda de alegria e gratidão a Deus pelas curas dos assistidos da Fundação Sara. Celebramos a vida, a graça, o amor de Deus na vida deles e das suas famílias. Tem coisa melhor para se celebrar? Eles são guerreiros vitoriosos”, destaca Marlene Cavalcanti, mãe de Sara e fundadora da instituição.

A Festa dos Curados é mais do que uma celebração; é um tributo à resiliência, à determinação das crianças e adolescentes que enfrentaram o câncer e emergiram vitoriosos. Além disso, o evento marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), celebrado oficialmente no dia 23 de novembro.

O evento acontecerá em Montes Claros, na Chácara Bugarin, localizada na Rua Jair Renalty Castro, 442 – Dos Mangues, às 19h. Para a realização da celebração, a Fundação Sara está contando com o apoio de inúmeros parceiros de diferentes segmentos.

O verdadeiro significado da cura

A importância de celebrar as vidas transformadas pela cura do câncer é imensurável. Cada história é um testemunho de perseverança, apoio mútuo e avanços na ciência. A Festa dos Curados busca destacar a vitalidade do processo de cura e reconhecer o papel indispensável dos familiares, da medicina, da comunidade e do apoio emocional na jornada do tratamento.

A psicóloga da Fundação Sara, Débora Aguiar, acredita que o conceito de cura é muito amplo e pode ser pensado não só como a cura física, mas também emocional e espiritual. É muito importante compreender qual significado que a cura tem para quem está em tratamento e, a partir daí, intervir, fortalecer e oferecer melhores condições de enfrentamento à doença”, comenta.

Para o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa, a cura não se resume apenas à remissão da doença, mas também à preservação daquilo que alimenta a alma de cada criança: seus sonhos.precisamos assegurar que cada passo rumo à saúde seja firme em direção a um futuro repleto de realizações, pois sabemos que quando as crianças falam de seus sonhos, estão clamando por vida, por oportunidades, por um futuro de luz e conquistas”.

Sobre a Fundação Sara

A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias da região com crianças e adolescentes com câncer. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a Instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social foi ampliada para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região; as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam; e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. Em 25 anos de atuação, já são mais de 1.500 famílias amparadas.

Em 2018, 2020 e 2022 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Em 2022, a instituição foi contemplada com o Prêmio Integridade pelo Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, comprovando sua atuação com boas práticas de gestão, governança, integridade e conformidade em Minas Gerais.

Para proporcionar mais chances de cura para crianças e adolescentes, a Fundação Sara está construindo em Montes claros o Hospital de Câncer Sara Albuquerque, o primeiro do Norte de Minas exclusivo para crianças e adolescentes. Uma parceria com a Santa Casa de Montes Claros. Para saber mais sobre o trabalho da Fundação Sara acesse www.fundacaosara.org.br.

Compartilhe: