DECEMBER 9, 2022

Escola Municipal Du Narciso recebe Campanha de Multivacinação da SES-MG e Prefeitura de Montes Claros

Entre os dias 18 e 30 de outubro as secretarias municipais de Saúde e de Educação promoveram ações voltadas para a avaliação antropométrica de estudantes.

VACINAÇÃO ESCOLA DU NARCISO

Foto: Divulgação

Numa iniciativa da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) e das secretaria municipais de Saúde e Educação, a Campanha de Multivacinação ganhou reforço nesta segunda-feira, 30 de outubro, com a imunização de aproximadamente 200 crianças na Escola Municipal Du Narciso, sediada no bairro Village do Lago II. As atividades envolveram crianças com idade entre 6 e 10 anos, matriculadas numa das maiores escolas municipais da zona Norte da cidade, com mais de mil alunos.

A vacinação extramuros, incentivada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) como iniciativa para alcançar maiores coberturas vacinais da população contra vários tipos de doenças, faz parte da rotina de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, por meio do Programa Saúde na Escola – (PSE).

“Temos 111 escolas municipais, incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil – (Cemeis), nos quais estão matriculadas cerca de 35 mil crianças e adolescentes. A partir da pandemia da covi-19 intensificamos a vacinação das crianças nas escolas, como forma de aumentarmos as coberturas vacinais contra doenças que podem ser prevenidas. Os resultados têm sido satisfatórios, inclusive nesta campanha de multivacinação”, destacou a secretária municipal de saúde de Montes Claros, Rejane Veloso.

Entre os dias 18 e 30 de outubro as secretarias municipais de Saúde e de Educação promoveram ações voltadas para a avaliação antropométrica de estudantes. Os trabalhos contaram com a participação de nutricionistas e, na oportunidade, as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes foram atualizadas com administração de aproximadamente 20 mil doses de vacinas.

A diretora da Escola Municipal Du Narciso, Meire Rodrigues, destacou a importância da atualização dos cartões de vacinas, “pois primeiramente precisamos garantir o que é de mais importante na vida, que é a saúde. Com ela assegurada, viabilizamos a presença das crianças nas escolas”, observou a diretora.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que “o trabalho implementado pelos municípios na ampliação das oportunidades de vacinação dos diversos segmentos da população constitui atividade importante visando a melhoria das coberturas vacinais e o controle de doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde – (SUS)”.

Por sua vez, a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes entende que, “aliado ao trabalho de mobilização da população que vem sendo intensificado pelos municípios, os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes também se constituem atores de fundamental importância para a atualização das cadernetas de vacinação, pois isso é que vai impedir que doenças até então extintas no país, como a poliomielite, voltem a ser notificadas devido a baixas coberturas vacinais”.

DIA D DE MULTIVACINAÇÃO

Ainda em Montes Claros, no domingo, 29 de outubro, foi realizado o “Dia D” da Campanha de Multivacinação. O evento aconteceu no Parque Municipal Milton Prates, local tradicionalmente frequentado aos finais de semana pelos mais diversos segmentos da população.

“Aplicamos mais de 3 mil doses de vacinas e mais de dez mil pessoas passaram pelo Parque. Foi um evento que obteve resultado altamente positivo por ter contemplado, além de crianças e adolescentes, pessoas adultas que estavam com os cartões de vacinas desatualizados”, comemora a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Aline Lara Cavalcante.

A Campanha de Multivacinação começou em Minas Gerais no dia 21 de outubro e prossegue até 4 de novembro. Em 86 municípios da macrorregião de saúde do Norte de Minas o público estimado é de 336 mil 929 crianças e adolescentes com idade entre um ano e menores de 15 anos (14 anos, onze meses e 29 dias), que devem ter as cadernetas de vacinação avaliadas e, se for o caso, atualizadas.

Para isso estão sendo disponibilizadas 16 diferentes vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Poliomielite inativada de Poliomielite oral; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; Papilomavírus Humano – (HPV quadrivalente, contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e das verrugas genitais) e contra a covid-19.

Em 54 municípios da área de atuação da SRS de Montes Claros mais de 219,8 mil crianças e adolescentes constituem o público alvo da Campanha de Multivacinação. As localidades com estimativa de atender maior número de pessoas são: Montes Claros (79.533); Janaúba (14.340); Bocaiúva (9.804); Jaíba (9.668); Salinas (7.360); Taiobeiras (6.588); Porteirinha (6.489); Rio Pardo de Minas (6.066); Espinosa (5.882); Coração de Jesus (5.088); São João do Paraíso (4.249); Francisco Sá (4.804); Grão Mogol (3.178); Capitão Enéas (3.059) e Monte Azul (3.030).

Compartilhe: