DECEMBER 9, 2022

OUTUBRO ROSA: “Fios de Vida” arrecada 31 mechas de cabelos que serão transformados em perucas para pacientes do HDG

Ação da Farmácia São Lucas, em Januária, ajudará na recuperação da autoestima de mulheres em tratamento oncológico.

Fios de Vida 3

Foto: Divulgação/Ascom HDG

A Farmácia São Lucas, em Januária, entregará na próxima semana, 31 mechas de cabelos cortados pela cabeleireira Elaine Mota e que foram doados por mulheres daquela cidade e região ao projeto “Fios de Vida”.

As 31 mechas serão enviadas para o Hospital Dilson Godinho (HDG) que as repassarão para a empresa parceira “Oficina do Cabelo” que irá confeccionar, gratuitamente, as perucas que serão emprestadas para pacientes em tratamento oncológico do HDG, dentro do projeto “Perucas Solidárias”.

O projeto “Fios de Vida” é desenvolvido na cidade de Januária pela Farmácia São Lucas, desde Outubro de 2021, e já doou mais de 150 mechas de cabelo ao Hospital Dilson Godinho.

Essa ação de solidariedade vem contribuindo para o bem-estar de mulheres em tratamento de Câncer de Mama no HDG. O projeto arrecada cabelos não apenas no Outubro Rosa, mas durante todo o ano.

“Nesses dois anos, já foram doadas mais de 150 mechas de cabelo ao Hospital Dilson Godinho. Agora, vamos repassar mais 31 mechas. E, devido ao sucesso e ao interesse da população em contribuir, decidimos ser ponto de coleta e tornar o projeto permanente. Não apenas no Outubro Rosa, conta a supervisora do setor de medicamentos da farmácia São Lucas, Hellen de Matos Soares Prates.

Diana Pereira Rangel foi uma das doadoras. Ele foi até a farmácia e fez a doação de 20 centímetros do seu cabelo. Ela disse que se sentiu gratificante em poder ajudar outras mulheres.

“Poder contribuir para ajudar a devolver a autoestima das mulheres nesse momento é muito importante. Só quem já passou pela doença como um todo, sabe como é importante enfrentar o diagnóstico com autoestima”, disse orgulhosa.

“Para nós a satisfação é muito grande. Vimos mulheres que passaram por aqui realmente gratas, por saberem que a sua doação de cabelo iria na recuperação da ajudar na autoestima de outras mulheres em um momento tão delicado. Presenciamos a solidariedade durante toda a ação”, comemora a farmacêutica.

Referência em tratamento oncológico 

O Hospital Dilson Godinho é referência no tratamento oncológico na região macronorte e até o Sul da Bahia. A Instituição recebe doações de cabelo humano para confecção de perucas que são fornecidas a pacientes em tratamento oncológico e que vivenciam a perda de cabelo.

“A iniciativa impacta diretamente inúmeras mulheres que realizam tratamento oncológico, as perucas devolvem a autoestima e proporcionam maior aceitação da autoimagem”, ponderou a psicóloga do HDG Lêda Antunes Rocha, especialista em Saúde Mental e mestre em Ciências da Saúde.

Pessoas interessadas em fazer a doação do cabelo já cortado devem agendar o horário da entrega pelo WhatsApp: (38) 98816-6127. No Hospital Dilson Godinho a entrega do cabelo também já cortado deve ser feita em uma das recepções da Quimioterapia ou Oncologia, ou para as assistentes sociais ou a psicóloga.

É importante ressaltar que o que o tamanho mínimo do cabelo a ser doado para que as perucas sejam confeccionadas em parceria com a “Oficina do Cabelo” é de 20 centímetros.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino