DECEMBER 9, 2022

Reabilitação Visual: CER de Janaúba passa a ofertar materiais especiais a pacientes do Norte de Minas

Além do CER de Janaúba, que integra a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS), estão habilitados outros 15 centros para o atendimento de pessoas que precisam de OPM oftalmológicas.

CER DE JANAUBA

Foto Prefeitura de Janaúba: CER de Janaúba vai atender pacientes de 86 municípios da macrorregião de saúde

O Centro Especializado em Reabilitação (CER), sediado em Janaúba e que atende demandas físicas, intelectuais, visuais, auditivas e da pessoa ostomizada, será o responsável pelo atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde – (SUS) que residem em 86 municípios da macrorregião de saúde do Norte de Minas e que necessitam do uso de Órteses, Próteses e Materiais Especiais de Reabilitação Visual – (OPM Oftalmológicas). A Deliberação 4.309 aprovada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do SUS – (CIB-SUS), realizada dia 17 de agosto, em Belo Horizonte, e a publicação da Resolução 8.943, pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG), definiu a habilitação de centros especializados para o atendimento de deficientes visuais em todo o Estado.

Além do CER de Janaúba, que integra a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS), estão habilitados outros 15 centros para o atendimento de pessoas que precisam de OPM oftalmológicas. Os serviços estão sediados em Belo Horizonte, Contagem, Conselheiro Lafaiete, Diamantina, Viçosa, Teófilo Otoni/Malacacheta, Patos de Minas, Pará de Minas, Além Paraíba, Juiz de Fora, Três Corações, Alfenas/Machado, Uberlândia/Araguari, Uberaba e Ipatinga.

Para a manutenção/adaptação ou a implantação de órteses, próteses e materiais especiais da reabilitação visual, a previsão é de que os centros especializados deverão atender anualmente 5 mil 781 usuários do SUS, com investimento  superior a R$ 9,5 milhões. Os recursos são oriundos dos governos Estadual e Federal.

O coordenador de atenção à saúde da SRS de Montes Claros, João Alves Pereira observa que “as instituições contempladas com a política continuada de reabilitação visual são centros e serviços habilitados pelo Ministério da Saúde na Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência de Minas Gerais e estão sendo referenciados como Serviços de Reabilitação Visual”.

No caso específico da macrorregião de saúde do Norte de Minas, a previsão é de que por ano o Centro Especializado de Reabilitação de Janaúba atenderá 461 usuários do SUS, tanto para implantação ou manutenção/adaptação de órteses, próteses e materiais especiais de reabilitação visual. O investimento previsto será superior a R$ 394,9 mil.

Entre os procedimentos que os centros especializados de reabilitação deverão realizar estão: concessão de bengala articulada; lente escleral pintada; lupa de apoio com ou sem iluminação; luta manual com ou sem iluminação; óculos com lentes corretivas iguais/maiores que 0,5 diotropias; prótese ocular; óculos com lentes filtrantes; sistemas telescópio manual binocular com foco ajustável; sistemas telescópio manual monocular com foco ajustável; óculos com lentes asféricas positivas; óculos com lentes esféro prismáticas; adaptação e/ou manutenção de OPM oftalmológica.

 

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Empreendedorismo Montes Claros

CODANORTE promove segunda edição do Cintecs em Moc

Corpo de Bombeiros Militar Norte de Minas

Atendimento a Vítima de Agressão a Pauladas na Praça João Paulo II, em Bocaiuva