DECEMBER 9, 2022

Curso capacita profissionais da região de Taiobeiras para Lei Lucas

A capacitação aconteceu de forma simultânea durante o Simpósio Microrregional Cisrun – SAMU Macro Norte, no sábado (17), na Escola Municipal João da Cruz.

59d82e01-6ff3-419e-9ec9-a17f841859b3

Foto: Divulgação/Samu

Profissionais da educação da microrregião de Taiobeiras participaram do curso de primeiros socorros voltado para as diretrizes da Lei Lucas (Lei Federal n° 13722/19), que estabelece que profissionais que atuem em unidades de ensino sejam capacitados em primeiros socorros. A capacitação aconteceu de forma simultânea durante o Simpósio Microrregional Cisrun – SAMU Macro Norte, no sábado (17), na Escola Municipal João da Cruz.

Os treinamentos foram realizados pela instrutora e enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Noeme Fonseca, e pelos técnicos em enfermagem, Jânio Silva e Francisco Gomes. Durante o curso, os profissionais aprenderam a identificar e como proceder no caso de uma emergência. Foram abordados temas como obstrução de vias aéreas, conhecido como engasgo, parada cardiorrespiratória e traumas, entre outros.

Durante o curso, a monitora de escola Maria Luísa Gonçalves de Oliveira relatou que já havia participado de um treinamento ministrado pelo SAMU e que graças ao treinamento conseguiu salvar a própria mãe. “Ela teve uma crise repentina e entrou em parada cardiorrespiratória. Acionei o SAMU e coloquei em prática o que eu aprendi. Então, esse curso foi essencial pra mim porque, no momento, pude fazer algo por ela”, contou Maria Luísa emocionada e agradecida à instrutora Noeme, que foi quem ministrou a palestra, no curso realizado em 2022.

Satisfeita em saber que contribuiu para que a mãe de Maria Luísa fosse salva, Noeme revela que se lembrou da monitora que passou pelo curso no ano anterior. “É gratificante ouvir relatos como este. A sensação é de dever cumprido!”

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Ubiratam Lopes, lembrou ainda que, esse ano, não só profissionais de Taiobeiras puderam participar da capacitação, mas profissionais de toda a microrregião de Taiobeiras que é composta por 16 municípios.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Norte de Minas Polícia

Padrasto é preso por abusos cometidos contra enteada em Manga

Acidente Atendimento SAMU Montes Claros Norte de Minas

SAMU socorre vítimas de colisão entre ônibus na BR-251, em Francisco Sá