Os municípios de Ubaí, Brasília de Minas, São João da Ponte e Varzelândia são algumas das primeiras cidades na rota do Circuito de Treinamento Agro no Norte de Minas, que tem como objetivo levar informações técnicas, gerenciais e de acesso ao crédito para pequenos produtores rurais. As ações ocorrem entre os meses de junho e julho, em uma iniciativa do Sistema Faemg Senar em parceria com o Banco do Brasil e com o apoio dos sindicatos rurais locais.
A cidade de Ubaí foi a primeira a receber a programação, no último dia 16 de junho. Com o tema “Alimentação e suplementação para bovinos época da seca”, a equipe do Sistema Faemg, formada pelo supervisor do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, Lucas Leocádio, e a técnica de campo Joyce Cipriana Pacheco, demonstrou a importância do uso de novas técnicas de trabalho e manejo no campo. O objetivo foi reforçar aos participantes a importância de uma atuação cada vez mais profissional para manter as boas margens de lucro na atividade, especialmente na resiliência com os longos períodos de seca da região.
Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ubaí, Heitor Ferreira da Silva, a cidade tem a atividade rural como uma das principais forças de trabalho e renda, especialmente através da pecuária de corte e leite. Por isso, a realização do evento vai contribuir para manter o ânimo dos produtores, por mostrar alternativas que podem impactar positivamente no trabalho.
“Foi muito proveitoso. Colocamos os produtores em contato direto com a equipe do banco, que apresentou produtos e serviços, linhas de crédito, etc. Isso somado ao momento de palestra, que ajuda o produtor a se planejar, conhecer soluções técnicas e ver os meios que ele terá de seguir fomentando sua atividade”, afirma Heitor Ferreira.
Próximas datas
O próximo Circuito de Treinamento Agro na região acontece em Brasília de Minas no dia 20 de junho. O tema em destaque será Crédito Rural, especialmente voltado para produtores da bovinocultura de leite e corte. O evento acontecerá no Rotary Clube. Em seguida a programação passa por São João da Ponte, no dia 10 de julho, e Varzelândia, no dia 17 de julho.
A entrada é gratuita em todas as datas, e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser solicitadas através dos respectivos sindicatos rurais.
Compartilhe: