DECEMBER 9, 2022

Abanorte Fruit Connections coloca em pauta a fruticultura irrigada

Dentro da programação, o evento vai trazer abordagens sobre inovação tecnológica; agricultura de precisão; iniciativas de sustentabilidade; perspectivas da fruticultura de exportação; mercado consumidor; manejo e controle de pragas, entre outros.

Fruti 3 (2)

Foto: SENAR

Com uma programação intensa e diversificada, a 4ª edição do Abanorte Fruit Connections e Workshop Banana Fit prometem reunir em Janaúba, no Norte do estado, produtores rurais em debates e atualizações técnicas sobre a fruticultura irrigada. A proposta do evento, que acontece entre os dias 27 e 30 de março, visa debater os desafios e as oportunidades do segmento, e contará com palestras e mesas redondas temáticas.

Iniciativa da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas – Abanorte, e com apoio do Sistema Faemg Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, a expectativa é que a programação venha somar com o trabalho que é desenvolvido pelos produtores rurais em campo.

“O evento tem o conteúdo programático todo construído a partir do que os fruticultores apresentam de dificuldades, dúvidas e dores. É uma integração, transferência de tecnologia, que atrai produtores rurais e profissionais ligados à fruticultura de todo o país. O evento traz muito conhecimento ao campo. Hoje na nossa região temos produtores cada vez mais abertos e preparados para receberem essas tecnologias, que vão ser apresentadas durante a programação, especialmente em se tratando de fruticultura que é uma atividade produtiva muito importante para o Norte de Minas”, pontua o presidente do Sindicato Rural, Huarrison Antunes Cangussu.

O poder da fruticultura

Segundo levantamento da Abanorte, o Norte de Minas conta hoje com cerca de 35 mil hectares de frutas cultivadas, representando em torno de 27% da produção do estado de Minas Gerais. Desse total, 22 mil hectares são especificamente dedicados ao plantio de banana, prata e nanica, e o restante explora outras riquezas, como manga, limão e mamão. Semanalmente, 700 caminhões de frutas, com cerca de 12 mil toneladas, saem da região para diversos mercados nacionais.

Em 2022, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) aprovou a Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), para a produção de banana, manga, mamão e limão tahiti, produzidos na região do Projeto de Irrigação Jaíba, onde estão inseridos cerca de 2.500 fruticultores, divididos em diversos municípios da região.

Marca territorial

A organização vai aproveitar a grande participação de produtores rurais e entidades vinculadas ao agronegócio para também lançar uma nova iniciativa, a marca territorial denominada “100% Nortineira”, que busca potencializar e valorizar a produção regional de frutas.

“Optamos em lançar a marca dentro do evento pela capacidade de mobilização que ele traz, podendo comunicar dentro e fora do território, já que contaremos com a participação de diversas entidades e atores políticos. A construção deste movimento, com extensa participação dos fruticultores locais, tem o objetivo de identificar os atributos da fruta e comunicar isso para a rede de distribuição e consumidor final. O Norte de Minas é um grande polo de produção. O clima, a topografia da região e a qualidade do solo favorecem que a nossa fruta tenha um sabor diferenciado”, afirma a presidente da Abanorte e da Comissão Técnica de Fruticultura da Faemg, Nilde Antunes Rodrigues Lage.

Programação

Dentro da programação, o evento vai trazer abordagens sobre inovação tecnológica; agricultura de precisão; iniciativas de sustentabilidade; perspectivas da fruticultura de exportação; mercado consumidor; manejo e controle de pragas, entre outros.

O primeiro painel, na abertura dos trabalhos, será coordenado pelo Sistema Faemg Senar, com o tema “Organização Setorial conectada com inovação tecnológica”, e contará com palestras dos vice-presidentes Weber Bernardes e Renato Laguardia; da gerente de sustentabilidade, Mariana Ramos; da assessora de sustentabilidade, Ana Paula Mello; e do instrutor do Senar Minas, Cássio Caixeta.

No segundo dia de evento, na terça-feira, 28 de março, o presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo, será o mediador da mesa redonda “Brasil: Uma potência agroambiental”.

Toda a programação acontece no tatersal de eventos do Sindicato Rural de Janaúba, dentro do Parque de Exposições da cidade. No site oficial do evento é possível ver mais detalhes dos demais palestrantes e dias de trabalho, através do endereço:  www.abanortefruitconnections.com.br.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência