Na tarde desta sexta-feira, (26), os militares do Corpo de Bombeiros em Francisco Sá foram acionados para atendimento de uma ocorrência de incêndio florestal, na fazenda denominada Manduri, localizada a 15 km da área urbana. Estima-se que o incêndio atingiu 200 hectares, foram gastos cerca de 30 mil litros de água, com atuação de aproximadamente 25 pessoas e emprego de 03 tratores.
Ao chegar ao local, a equipe de bombeiros militar deparou com vários focos de incêndio, chamas intensas e altas em vegetação de pastagem e mata nativa. Após colher as informações preliminares e realizar a análise da situação, a equipe de bombeiros militar, munida de equipamentos de proteção individual, e com o uso de técnicas e equipamentos próprios à atividade de combate a incêndio florestal.
Além disso, com apoio de recursos humanos (funcionários e moradores voluntários da região), e logísticos (tratores com tanque pipa e grade de disco), conseguiu diminuir de forma significativa os focos de incêndio, após 04 horas de trabalho intenso.
Por volta das 17h30, o incêndio estava controlado, logo protegendo a sede da fazenda e residências vizinhas. Porém, segundo os militares, era perceptível alguns focos de incêndio na mata nativa, bem distante da sede, em local de difícil acesso com topografia acidentada e declividades íngremes, dificultando o deslocamento no terreno, agravado pelo início do período noturno em que não foi possível acessá-los para realizar o combate.
A equipe de bombeiros permaneceu monitorando a região até as 19h. Inclusive, orientou os colaboradores sobre a importância e necessidade de realizar aceiros para proteção tanto da área de pastagem, como de mata e que era necessário manter o monitoramento constante com intuito de eliminar de imediato, possíveis focos.
Compartilhe: