Nesta quinta-feira, 10 de março é celebrado o Dia Mundial do Rim com o tema “Saúde dos rins para todos: educando sobre a doença renal”, coordenado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e com apoio da Fundação/Hospital Dilson Godinho (HDG), que é referência no tratamento de doenças renais no Norte de Minas e possui tratamento de hemodiálise em Montes Claros e Salinas.
De acordo com a SBN, uma em cada 10 pessoas em todo mundo possui alguma doença renal, por isso, mais de 140 mil pessoas no Brasil dependem da diálise para manter a vida. “O diabetes e a hipertensão arterial estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal, sendo necessário trabalhar na prevenção e no cuidado das pessoas acometidas por tais patologias”, orienta a nefrologista renal do HDG, Tatiana Vieira Carneiro.
Entre as muitas funções, os rins regulam a pressão arterial, filtram o sangue, eliminam as toxinas do corpo, controlam a quantidade de sal e água do organismo, produzem hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas.
Dra. Tatiana completa que nos estágios iniciais, a doença renal crônica (DRC), pode ser silenciosa ou apresentar poucos sintomas. “Muitas vezes a doença é identificada em estágios mais avançados, sendo indicado tratamento dialítico, por isso, a importância do diagnóstico precoce”, ressalta a nefrologista.
Conscientização e prevenção
A enfermeira responsável pela Hemodiálise HDG, Ana Maria Oliveira fala sobre as ações realizadas no setor:”Seguindo o tema deste ano, que visa mais conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento da Doença Renal Crônica. Nossa equipe fez abordagem de acompanhantes e visitantes para promover essa temática de forma a beneficiar não só o paciente”, completa a enfermeira.
Já a nutricionista Renal do HDG, Rita de Cássia C. Caldeira falou sobre os cuidados com a alimentação para se manter saudável e cuidar do seu rim. “É de fundamental importância manter o estado nutricional evitando alimentos processados ou ultraprocessados como conservas, enlatados, embutidos, refrigerantes, sucos em pó e temperos prontos, pois nestes produtos o teor de sódio, gordura trans e açúcar, são elevados e também muito importante tomar bastante água e praticar atividade física.”
Compartilhe: