Os 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas recebem neste sábado (18), a 50ª remessa de vacinas contra a covid-19. Trata-se de 57 mil 140 doses de vacinas da norte-americana Pfizer/BioNtech e da AstraZeneca/Universidade de Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz – (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A nova remessa foi encaminhada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em aeronave da Polícia Militar.
A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS), Agna Soares da Silva Menezes explica que as vacinas da AstraZeneca serão utilizadas na aplicação da segunda dose em pessoas que aguardam a conclusão do esquema vacinal. Já as vacinas da Pfizer também são destinadas à aplicação da segunda dose; início da aplicação da dose de reforço em idosos acima de 80 anos; em idosos residentes em asilos e em pessoas imunossuprimidas.
Parte das vacinas da Pfizer também será utilizada para o início da vacinação de adolescentes com comorbidades, na faixa etária entre 12 e 17 anos, residentes nos municípios que já concluíram a imunização de 90% dos adultos até 18 anos.
Nesta sexta-feira (17), a SES-MG informou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – (Anvisa) reafirmou que a vacina da Pfizer é segura para os adolescentes de 12 a 17 anos. “Diante disso permanecem em vigor as orientações previstas na Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.508, de 3 de setembro de 2021, que aprova o uso do imunizante da Pfizer para a vacinação contra a covid-19 de todos os adolescentes de 12 a 17 anos, bem como para dose de reforço no Estado de Minas Gerais”.
A SES-MG observa que “a vacinação contra a covid-19 e avanço para esta etapa da campanha depende da disponibilidade de doses da vacina por parte do Governo Federal”.
DISTRIBUIÇÃO
Nesta 50ª remessa para os 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS de Montes Claros serão repassadas na segunda-feira, 20, um total de 38 mil 080 doses de vacinas, sendo 29 mil 580 doses da Pfizer e 8,5 mil doses da AstraZeneca. Além disso, a Superintendência Regional de Saúde vai entregar aos municípios vacinas CoronaVac para aplicação da segunda dose.
Montes Claros, pelo fato de ser o município que tem a maior população do Norte de Minas receberá 33 mil 403 doses de imunizantes. Serão 10 mil 360 doses da CoronaVac; 9 mil 018 da Pfizer e 4 mil 025 doses da AstraZeneca.
Para 25 municípios da Gerência Regional de Saúde – (GRS) de Januária serão entregues 14 mil 390 doses de imunizantes. Serão 11 mil 640 doses da Pfizer e 2 mil 750 da AstraZeneca. Já sete municípios da GRS de Pirapora vão receber 4 mil 670 doses de imunizantes divididos da seguinte forma: 3 mil 420 doses da Pfizer e 1 mil 250 doses da AstraZeneca.
Entre o dia 1º de setembro até este sábado a SES-MG completa o repasse de sete remessas de vacinas à SRS de Montes Claros e às GRS de Januária e Pirapora. Ao todo são 257 mil 426 novas doses de imunizantes incorporados à campanha de vacinação contra a covid-19 na região.
VACINÔMETRO
A macrorregião de saúde do Norte de Minas contabilizou nesta sexta-feira (17), o montante de 1 milhão 038 mil 877 pessoas que já tomaram a primeira dose de vacina contra a covid-19. Os dados estão sendo contabilizados pelo painel vacinômetro, mantido pela SES-MG.
O painel aponta que entre os 86 municípios que compõem as áreas de atuação da SRS de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora, 481 mil 293 pessoas já tomaram as duas doses de vacinas contra a covid (CoronaVac, AtraZeneca, Pfizer) ou a dose única da vacina da Janssen.
Compartilhe: