DECEMBER 9, 2022

FATOS & DETALHES

INDEFINIÇÃO
2026 começa com muitas indefinições na disputa pelo Governo de Minas. Até o momento, a única certeza parece ser a candidatura do vice-governador Mateus Simões (PSD), que deverá concorrer à reeleição, já que, no momento da eleição, estará no comando do governo, uma vez que Romeu Zema (Novo) (…)

Foto: Divulgação

INDEFINIÇÃO
2026 começa com muitas indefinições na disputa pelo Governo de Minas. Até o momento, a única certeza parece ser a candidatura do vice-governador Mateus Simões (PSD), que deverá concorrer à reeleição, já que, no momento da eleição, estará no comando do governo, uma vez que Romeu Zema (Novo) deixará o Palácio Tiradentes nos primeiros meses deste ano para tentar se encaixar em uma chapa ao Palácio do Planalto, seja como candidato a presidente, seja como vice. Caso Zema não integre uma chapa presidencial, ainda há a opção de disputar o Senado. Nesse cenário, porém, ele desmontaria completamente a articulação que Simões vem construindo.

INDEFINIÇÃO II
Isso porque, na chapa de Simões, uma das vagas ao Senado já está comprometida com o atual secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP). Esse acordo não apenas garante a presença da federação União Brasil-PP, como também atrai o Podemos e outros partidos controlados por Marcelo Aro em Minas Gerais. A outra vaga ao Senado vem sendo oferecida por Mateus Simões ao PL de Jair Bolsonaro, que, em troca, desistiria de lançar candidato próprio ao Governo de Minas ou de apoiar uma eventual candidatura do senador Cleitinho (Republicanos). Caso Zema opte pelo Senado, Simões teria de escolher entre Marcelo Aro ou o PL, ambos detentores de grande estrutura no estado.

INDEFINIÇÃO III
Para a vaga de vice-governador na chapa de Mateus Simões, há uma reivindicação do Novo para que ela seja ocupada por um nome do partido, já que o próprio Simões deixou o Novo rumo ao PSD em busca de maior musculatura partidária. Seria uma espécie de compensação. Contudo, se Zema for candidato ao Senado, essa exigência perderia força. O PL, focado em ampliar sua bancada de senadores, só aceitaria a vice se também tiver uma vaga ao Senado. Já o Republicanos, partido de Cleitinho, poderia até emplacar o vice, numa articulação que reuniria praticamente todo o espectro da direita no estado. O próprio Cleitinho, no entanto, não cogita a vice de forma alguma: ou disputa o governo ou permanece no Senado, onde tem mandato até 2030.

INDEFINIÇÃO IV
Do lado da esquerda, a indefinição é ainda maior. Vários nomes são especulados, mas o fato é que a base de apoio do presidente Lula em Minas Gerais chega a 2026 sem saber minimamente quem será seu candidato ao governo. O PT trabalha com nomes que não demonstram grande disposição para a disputa, como o senador Rodrigo Pacheco, que teria de deixar o PSD caso resolvesse se lançar, e o deputado estadual montes-clarense Tadeuzinho (MDB), presidente da Assembleia Legislativa. Enquanto isso, outros pré-candidatos se movimentam em busca do apoio petista, como o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PDT), candidato do grupo na eleição passada, e o ex-presidente da Câmara Municipal de BH, Gabriel Azevedo (MDB), que vem fazendo acenos frequentes a lideranças de esquerda e progressistas mineiras.

INDEFINIÇÃO V
Já a intenção de Cleitinho de disputar o Governo de Minas esfriou consideravelmente após as recentes denúncias envolvendo o presidente do Republicanos em Minas, o deputado federal Euclydes Pettersen. Pettersen pretendia usar uma eventual candidatura de Cleitinho ao governo para impulsionar sua própria postulação ao Senado. Após ser denunciado no escândalo do INSS, inclusive tornando-se alvo de operação da Polícia Federal, o projeto de Pettersen de integrar uma chapa majoritária foi forçosamente adiado. Se já era difícil se projetar em todo o estado sem essas denúncias, com elas a missão se tornou quase impossível.

FALE COM A COLUNA
Para receber esta coluna em primeira mão, entre em contato com nossa lista de transmissão.
📲 Salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem solicitando sua inscrição.
Acompanhe também no Instagram: @pecealmeidajunior

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Pecê Almeida Política

FATOS & DETALHES

Pecê Almeida

FATOS & DETALHES

Pecê Almeida Política

FATOS & DETALHES

Cidade Pecê Almeida Política

FATOS & DETALHES