Os Rotary Clubs de Minas Gerais (Distrito 4760 do Rotary International) vão iniciar essa semana a entrega de equipamentos para intubação para pacientes com Covid-19. Os equipamentos serão doados para 29 Hospitais em 18 cidades do Estado, escolhidos de acordo com a indicação da Secretaria Estadual de Saúde na proporção do número de leitos de UTI de Covid-19. Serão 5.600 filtros para circuitos respiratórios, 4.200 filtros para ventilação mecânica e 6.300 sistemas fechados de aspiração, totalizando R$470.270,00.
As cidades que serão contempladas são Belo Horizonte, Betim, Bocaiuva, Bom Despacho, Brasília de Minas, Contagem, Curvelo, Ibirité, Janaúba, João Pinheiro, Montes Claros, Paracatu, Pará de Minas, Patos de Minas, Pirapora, Porteirinha, São Gotardo e Unaí, cidades que fazem parte do Distrito 4760 do Rotary International. Essa ação em Minas Gerais faz parte da Campanha Nacional #InformaçãoSalvaVidas, organizada por todos os Rotary Clubs do Brasil, com o objetivo de reforçar o compromisso de uma das maiores organizações sem fins lucrativos no mundo em combater doenças e apoiar a comunidade difundindo informações embasadas cientificamente sobre a Covid-19. Com o slogan: “Vacinas funcionam. O Rotary acredita no poder da informação e no combate a doenças”, a campanha foi concebida e desenvolvida com base em evidências científicas chanceladas pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), a agência da Organização Mundial de Saúde para as Américas (www.paho.org).
A campanha, que conta com diversos materiais on e off-line de divulgação, como outdoors, busdoors, cartazes, spots, banners, displays para shoppings e aeroportos, traz como eixos estruturais a informação segura, o apoio à imunização e a visibilidade de projetos e ações dos Rotary Clubs do Brasil durante a pandemia sanitária da Covid-19.
A pandemia é um problema de saúde pública global e o Rotary é uma organização de voluntários que se preocupa com aqueles que necessitam de saúde. O combate a doenças há muito tempo é uma das áreas de enfoque para projetos do Rotary e os resultados em três décadas de trabalhos de imunização por todo o planeta no enfrentamento da poliomielite são a grande prova disso. Os materiais de divulgação da Campanha para serem replicados nacionalmente por meio de parcerias dos Rotary Clubs com veículos de comunicação, além de mitos e verdades e perguntas frequentes sobre Covid-19, e mais informações sobre o Rotary podem ser encontrados no site www.informacaosalvavidas.com.br.
Atuação do Rotary Mundialmente Uma das organizações sem fins lucrativos mais antiga e com maior capilaridade no mundo, tem mais de 1.2 milhão de voluntários organizados em aproximadamente 35.000 Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas do mundo. No Brasil, mais de 2 mil clubes realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto em nível internacional quanto local. São pessoas em ação, que desenvolvem projetos que visam ampliar o impacto local e global nas seguintes áreas:
– Promoção da paz
-Combate a doenças
-Fornecimento de água limpa
Saúde de mães e filhos
-Apoio à educação
-Desenvolvimento econômico
-Proteção ao meio ambiente História do Rotary
O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, nos EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios: o engenheiro Gustav Loehr, o alfaiate Hiran Shorey e o comerciante Silvester Schiele. Eles almejavam que profissionais de diferentes setores pudessem compartilhar ideias e fazer amizades duradouras. Com o tempo, o Rotary ampliou gradativamente seu alcance e visão, promovendo uma campanha mundial de erradicação da poliomielite (paralisia infantil). A instituição, que é patrocinada exclusivamente por doações, acumula um longo histórico de trabalhos sociais, suprindo necessidades de comunidades em todo o mundo.
O objetivo da instituição é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, unindo voluntários na prestação de serviços humanitários, promovendo valores éticos e a paz internacional. Para mais informações sobre o Rotary visite www.rotary.org/pt e para saber mais sobre a Campanha visite www.informacaosalvavidas.com.br
Compartilhe: