A Cemig, por meio da Superintendência Regional em Montes Claros, está investindo na melhoria da distribuição de energia na cidade de Grão Mogol (Norte de Minas). Com obras de construção de uma nova rede de distribuição de média tensão, a empresa já investiu R$ 6.8 milhões para que os consumidores da cidade tenham um fornecimento seguro e de qualidade. Além de Grão Mogol, a nova rede de distribuição vai beneficiar também as cidades de Itacambira, Botumirim e Cristália.
Para a execução das obras de construção do novo sistema, ao menos 120 profissionais, entre técnicos e engenheiros da Cemig, realizaram os trabalhos de construção de mais de nove quilômetros de circuito trifásico. As obras fazem parte do novo pacote de entregas relacionadas à Subestação (SE) Grão Mogol-1, energizada em 2022 e que triplicou a capacidade de entrega de energia para Grão Mogol, com potência de 15 MVA, além da vantagem da proximidade da unidade em relação ao município, o que melhora ainda mais o atendimento.
Para Fabiano Mendonça, superintendente de Distribuição Norte da Cemig, as obras executadas fazem parte do planejamento de melhorias para a região de Grão Mogol, e estão em sintonia com a proposta da Cemig de se consolidar cada vez mais como um indutor do desenvolvimento do Norte de Minas. “investir aqui, assim como em outras regiões demonstra a preocupação de levar energia de qualidade para nossos clientes, além de consolidar a presença da companhia nos municípios da sua área de concessão com boas entregas à população”, destaca.
Mais Energia
Um dos principais programas de investimentos atualmente em execução na Cemig é o Mais Energia, que até 2024, já entregou 125 das 200 subestações previstas em todo o estado. Somente na área da Regional Norte (norte e noroeste do estado) foram 21 novas unidades, além da ampliação de outras 12 subestações, totalizando investimento realizado de R$ 10 bilhões na região. Mais seis novas subestações estão planejadas para 2025 (Janaúba 5, Buritis 3, Urucuia 1, João Pinheiro 4, Ponto Chique1, Montalvânia 2) e outras quatro serão ampliadas (Paracatu2. Janaúba 1, Franciso Sá 1 e Bonfinópolis de Minas 1) .
Além disso, estão previstas a construção de cerca de 159 km de linhas de distribuição e a instalação de mais de 177 religadores automáticos. Ao todo, o investimento da Cemig previsto para este ano em cidades da regional é de cerca de R$ 936 milhões.
Compartilhe: