A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) continua com inscrições abertas até esta sexta-feira (16) para o concurso público de auxiliar educacional dos centros socioeducativos. Ao todo, são 211 vagas em todo o estado. Na região, tem vagas para as cidades de Montes Claros, no Norte, Curvelo, Central e Unaí, no Noroeste.
Além destas, as vagas também serão oferecidas em Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia.
A Sejusp não definiu a quantidade de vagas para cada cidade, mas ratificou que serão disponibilizadas de acordo com a demanda. As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 16 de julho, no site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), órgão que organiza o concurso, mediante pagamento da taxa de R$ 73,97.
A remuneração prevista para o cargo é R$ 1.750,10. Com caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva será constituída por conteúdos de Língua Portuguesa, Informática Básica, Noções de Direito, Direitos Humanos, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos, com duração de quatro horas. A prova será aplicada no dia 15 de agosto, das 15h às 19h e será realizada simultaneamente nas cidades de: Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares,
Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.
Função
Os contratados devem planejar, articular e coordenar as atividades e oficinas artístico-culturais, esportivas, recreativas, de inclusão produtiva, pedagógicas, educacionais e de autocuidado dentro dos centros socioeducativos, bem como planejar e organizar os eventos, sob a coordenação do pedagogo ou do terapeuta ocupacional; dentre outras atividades descritas no anexo II do edital de abertura.
Critérios
De acordo com o edital, o aprovado e nomeado precisa:
-Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português em condição de igualdade de direitos com os brasileiros;
-No caso de ser português, comprovar a condição de igualdade e gozo dos direitos políticos na forma do art. 12, § 1º e art. 37, I, da Constituição da República;
-Gozar dos direitos políticos;
-Estar em dia com as obrigações eleitorais;
-Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, quando se tratar de candidato do sexo masculino;
-Ter 18 anos completos até a data de posse;
-Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, a ser aferida em perícia médica oficial, realizada por unidade pericial competente, nos termos da legislação vigente;
-Comprovar a escolaridade mínima exigida para o cargo, conforme Anexo I do Edital;
-Não ter sido demitido, a bem do serviço público, nos últimos cinco anos, nos termos do Parágrafo Único do art. 259, da Lei Estadual nº 869/1952.
Para ter acesso ao Edital e a retificação, ou obter mais informações acesse o link do site da empresa realizadora do concurso. (Clique aqui)