A Polícia Civil esclareceu, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (07), sobre o caso de uma criança de um ano e dois meses que foi encontrada morta na manhã desta terça (06), no bairro Santo Antônio, em Montes Claros.
Segundo o delegado de homicídios da PC, Bruno Rezende, o pai da criança é apontado como o principal suspeito do crime. Nos primeiros passos da investigação, a Perícia Civil identificou sinais de abuso sexual na menina. Ainda será apurado quem poderia ter sido o autor. O pai e a mãe foram autuados em flagrante pelas agressões. Ele foi levado para o presídio de Bocaiuva e a mãe para o presídio de Itacarambira.
“Para a Polícia Civil ambos participaram efetivamente dessas circunstâncias que levaram à morte da criança. A necrópsia identificou múltiplas lesões. Com fratura de costela, perfuração do intestino e lesões na região torácica, provavelmente causada por socos. Além disso, foram encontrados sinais de abuso sexual na menina, e a causa da morte foi por politraumatismo. O pai e a mãe foram autuados em flagrante pelas agressões. Eles negarem envolvimento e um acusa o outro da violência”, disse o delegado Bruno.
A motivação do crime ainda não foi esclarecida, já que os envolvidos não confessaram o crime. Mas, segundo o delegado, o local onde a família mora é de extrema vulnerabilidade social, há indicativo de agressões contra outros filhos do casal, por isso o Conselho Tutelar vai estabelecer uma entrevista com essas crianças para apurar de fato o que aconteceu. O autor tem passagem inclusive por homicídio tentado, violência doméstica contra essa esposa, furto, roubo. Segundo informações, esses autores usavam drogas frequentemente, inclusive por esse uso de drogas é que haveria essa violência frequente em relação a essas crianças”, informou o delegado.
Entenda o caso
A Polícia Militar prendeu na noite desta terça-feira (07) o pai da menina, de 36 anos, apontado como principal suspeito de ter matado a filha. Durante coletiva de imprensa na noite desta terça-feira (07), a PM informou que a mãe da criança, de 28 anos, também foi presa no intuito de investigar se houve participação dela no caso. Além disso, mais três familiares do homem, de 30, 59 e 64 anos, foram conduzidos suspeitos de tentarem ajudá-lo a fugir, inclusive um deles com ajuda financeira. Os três assinaram o termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por favorecimento pessoal e foram liberados.
“O menino de quatro anos contou que acordou pela noite e viu o pai agredindo a criança. Disse que ele costumar agredir os filhos. A mãe foi conduzida para o delegado apurar qual a participação dela, se ela presenciou essas agressões e não falou na hora, se ela só acionou a polícia porque teve esse resultado de morte. O que se sabe até agora é que tanto a mãe, como os filhos estavam dormindo na casa”, explicou a tenente Leidiane Caldeira, do 10 º Batalhão da PM.
Ainda segundo a tenente, desde o momento em que a Polícia Militar tomou conhecimento do crime, foram intensificadas as buscas durante todo o dia até a prisão ser efetuada no início da noite, na noite Itapeva, no bairro Monte Carmelo. Após o crime, o suspeito teria se deslocado para a casa da mãe dele e noticiado sobre a morte da criança.
“Falou que sairia do local porque ele teria problemas com a justiça. A partir de então, ele foi estendendo a fulga por vários locais, casa de familiares, até o momento que ele foi localizado. A PM não cessou o rastreamento e as buscas por nenhum momento. As buscas foram initerruptas. Até que chegou a informação dele próximo ao bairro Monte Carmelo. Os policiais se deslocaram para o local descaracterizados, e em certo momento a viatura deparou com o autor caminhando na via pública, sendo preso pela guarnição. Ele chegou a esboçar reação para tentar fugir, sendo necessário ainda utilizar técnicas de imobilização para contê-lo”, contou.
Segundo informações repassadas à PM, ao tomar conhecimento de que a criança teria falecido, a mãe pediu socorro. “Saiu para a rua com a criança no colo gritando para as pessoas chamarem a polícia. Segundo a versão da mãe, ela foi informada pelo pai do autor sobre o falecimento da criança. Até o momento, as informações preliminares mostram que foram encontradas lesões no abdômen da vítima”, ratificou a tenente Leidiane.
Por se tratar de uma ocorrência que envolve crianças, o Conselho Tutelar também foi acionado, que fará a escuta especializada com as crianças e posteriormente vai repassar os relatórios para a Polícia Civil. Os outros três filhos do casal foram deixados sob os cuidados da avó materna.